Cidades

Janeiro Branco é lançado para promover discussão sobre saúde mental em Alagoas

Campanha nasceu há quatro anos e foi idealizada em Minas Gerais pelo psicólogo Leonardo Abrahão

10/01/2017 10h30
Janeiro Branco é lançado para promover discussão sobre saúde mental em Alagoas
Reprodução - Foto: Assessoria

Foi lançada em um café da manhã no restaurante Bodega do Sertão nesta terça-feira (10) a campanha Janeiro Branco. O projeto visa trazer discussão e tornar a causa da saúde mental mais conhecida através da promoção de eventos em universidades, empresas e espaços públicos. É a primeira vez que a iniciativa é colocada em prática no estado de Alagoas, já que ela acontece há quatro anos no estado de Minas Gerais através da idealização do psicólogo Leonardo Abrahão. Em Alagoas, a psicóloga Janaína Diniz tomou conhecimento da temática e iniciou procura de parceiros para difundir a importância do debate sobre questões mentais e emocionais.

“Tivemos conhecimento da campanha através de grupos de Whatsapp. É uma temática importante, dialogar sobre saúde mental e que tomou uma proporção grande em 2016 por psicólogos que abraçaram a causa. A ideia é algo novo em Alagoas e precisava ter a atenção merecida”, relatou Janaína à reportagem do Tribuna Hoje.

Segundo ela, estão ocorrendo ações simultâneas. Antes mesmo do lançamento, ocorrido nesta terça, já aconteceram algumas iniciativas como um bate-papo na livraria Leitura na noite de segunda-feira e o Café PSI, organizado pela psicóloga e que já trata de discussões sobre o comportamento humano.

(Foto: Sandro Lima)

Janaína Diniz acredita que a repercussão da campanha está acima do esperado

Janaína disse também que a divulgação da campanha já atrai empresas que querem levar a discussão ao ambiente de trabalho, bem como instituições de ensino superior. “A campanha está crescendo, a repercussão é muito positivo. Eu não imaginava alcançar o que estamos alcançando, a mobilização está sendo muito forte”, disse a organizadora do Janeiro branco em Alagoas.

Um dos parceiros da campanha, o restaurante Bodega do Sertão recebeu o evento. O proprietário Nado Freire pontuou a realização do evento no estabelecimento de fortma voluntária e a importância da campanha.

“O evento janeiro branco já ocorre em algumas capitais e aborda uma questão preocupante que é a saúde mental. Importante que em janeiro, quando começamos um novo ano, uma nova vida, a gente possa ceder o espaço para chamar a atenção da sociedade para observar questões de saúde que todo mundo passa”, frisou Nado.

A mesa foi composta, além da psicóloga Janaína Diniz e do idealizador nacional Leonardo Abrahão, pelo presidente do Conselho Regional de Psicologia (CRP) da 15ª região, Félix Vilanova, a deputada federal Rosinha da Adefal; e a secretária de Estado da Saúde, Rozangela Wyszomirska, representando o governo de Alagoas.

Além da mesa, compareceram ao evento o secretário de comunicação, Ênio Lins; a secretária de Estado de Prevenção à Violência, Esvalda Bittencourt; e da secretária de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos, Cláudia Simões.

Para a campanha acontecer, foi necessário o engajamento de psicólogos locais e parceiros como o CRP, a Bodega do Sertão , RN Cursos, Cantinho do Psicólogo, Eventur's, Nativa publicidade, Tomate fotografia e Rito cerimonial.