Cidades

Verão chega a Maceió acompanhado de muito calor e pancadas de chuva

Previsão para pontos isolados de Alagoas não é suficiente para repor déficit hídrico do Estado, segundo meteorologista da Semarh

Por Tribuna Independente 21/12/2016 13h40
Verão chega a Maceió acompanhado de muito calor e pancadas de chuva
Reprodução - Foto: Assessoria

Começou nesta quarta-feira (21) o Verão. Precisamente às 6h45. A estação mais quente do ano dura pouco mais de três meses. Nessa época, a predominância é de sol forte, altas temperaturas e, consequentemente, um aumento da sensação térmica.

Na terça-feira (20), poucas horas antes da chegada da estação mais aguardada pelos os turistas e banhistas alagoanos, o dia amanheceu nublado e choveu em alguns períodos do dia.

O meteorologista da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Vinícius Nunes Pinho, explicou que o período deve apresentar algumas pancadas de chuvas em pontos isolados da região litorânea e Zona da Mata. E que nas regiões do Agreste e Sertão do estado, existe há possibilidade da temperatura aumentar.

“O verão será de temperaturas elevadas. As chuvas em formas de pancadas podem ocorrer na madrugada e no início do dia”, falou o meteorologista.

Vinícius Nunes disse que mesmo apresentado essas pancadas de chuvas, não é suficiente para repor o déficit hídrico em alagoas. “Ainda assim esse tipo de chuva não é suficiente para repor o déficit hídrico em Alagoas. É possível também que tenhamos trovoadas, algo que é comum nesta estação”, ressalta.

A intensidade do vento durante a estação será moderada, mas a previsão para esse verão é de ventos mais fracos, aumentando a sensação térmica durante o dia principalmente em cidades de balneário.

A previsão do tempo para os próximos dias é de sol e aumento de nuvens de manhã com pancadas de chuvas à tarde e à noite, com variação de 23° à 30°.

Previsão de ocupação hoteleira é de 80%

A alta temporada já bate a porta e, muito embora a expectativa seja boa para hotéis, bares e restaurantes de Alagoas, o Verão não será igual ao que passou. Por conta da retração da economia, os brasileiros estão ‘pisando no freio’ na hora de gastar e o reflexo já é sentido no Estado. A previsão de ocupação hoteleira em Alagoas neste Verão de 80%. Um indíce bem abaixo da temporada anterior, que foi de 90%.

De acordo com o presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Alagoas (SHRBS), Carlos Gatto, o ano de 2016 foi difícil e os preços das passagens aéreas também subiram, deixando bastante gente com a tão sonhada viagem apenas no campo da imaginação. “Muitos brasileiros perderam renda, as passagens aéreas aumentaram, foi um ano difícil, talvez a alta temporada seja mais fraca, infelizmente, mas a expectativa é boa”, frisou.

Para Carlos Gatto as empresas aéreas e de viagens têm que encontrar folego para continuarem crescendo e expandir seus negócios, do contrário continuarão perdendo clientes.

“O nosso maior atrativo com certeza são as praias transparentes e calmas, mas também há uma diversidade no artesanato, comidas e cultura. Maceió é destino turístico, mas existem roteiros belíssimos, como Piranhas, Penedo, Marechal Deodoro, além das pousadas de charme, no litoral norte: São Miguel dos Milagres, Japaratinga e Porto de Pedras”, diz o presidente do SHRBS.

O turismo, segundo ele, é bem distribuído e não se resume apenas as praias da capital alagoana, artesanato e piscina natural da Pajuçara. E Carlos Gatto tem toda razão.

A professora Cleuza Poletto, que veio de Curitiba passar duas semanas em Alagoas, diz que essa já é a quinta vez que viaja para o Estado. Ela contou que se sente em casa. “Sempre que posso corro para cá. A cidade é linda, tem um povo gentil e simpático. Conheço a maioria das praias, a cultura e a história. Desta vez, fui a Marechal e Penedo. Ainda essa semana sigo para União dos Palmares para conhecer a Serra da Barriga. Provavelmente no ano que vem venho de novo”, salientou.

Ela revelou que aproveitou um pacote de promoções ofertadas por uma empresa de viagens e parcelou numa divisão suave que coube no bolso. Aliás, promoções, roteiros mais curtos e para destinos mais próximos, câmbio reduzido, parcelamento em até 24 vezes (com juros) ou dez vezes sem juros se tornaram palavras de ordem entre as empresas de turismo. Para a maioria, o Nordeste é destino preferencial.

A empresária Flávia Trovão veio de São Paulo com a família pela segunda vez e Maceió foi o primeiro local que buscou quando pensou em escolher um destino. “Quando me lembrei das praias tranquilas e bonitas para as crianças, não tive dúvida. Agora quero passear também pelas cidades históricas e conhecer a foz do Rio São Francisco”, comentou.  

Uma turma de Brasília do mesmo modo escolheu Alagoas como destino para descansar. “Amigos que indicaram. Passamos seis dias, mas não foram suficientes. Queria ter mais tempo. Tem muita coisa para se ver em Alagoas. Fica para a próxima vez”, prometeu retorno a gestora de projetos Andreia Salomão. O administrador, Lindomar Domingos, e o militar da reserva, Jairo Ribeiro, estavam encantados com as belezas naturais e a cultura inquestionável que despertam o interesse nos visitantes.