Cidades

Secretário municipal de Saúde anuncia exoneração de diretora do PAM Salgadinho

Medida foi tomada depois do anúncio de suspensão do atendimento na unidade na quarta

Por Assessoria 15/12/2016 22h55
Secretário municipal de Saúde anuncia exoneração de diretora do PAM Salgadinho
Reprodução - Foto: Assessoria

O secretário municipal de Saúde, José Thomaz Nonô, informou na tarde desta quinta-feira (16), em entrevista à imprensa, a exoneração da diretora-geral do PAM Salgadinho, Maria Alice Gomes Ataíde. A medida foi tomada depois do anúncio de suspensão do atendimento na unidade, na última quarta-feira (14), por ocasião de uma confraternização que seria realizada na unidade. Segundo Nonô, a própria servidora admitiu o erro e pediu demissão do cargo.

Nonô comunicou também que a diretora técnica da unidade, Marluce Viégas de Moura Rezende, também entregou pedido de exoneração, mas o afastamento não foi efetivado porque Alice Ataíde tomou para si toda a responsabilidade sobre a decisão de transferir os atendimentos marcados para o dia de ontem, 15 de dezembro, para o próximo dia 21.

Ele reafirmou que a realização de confraternização é legítima, especialmente neste período do ano, mas reiterou que a comemoração jamais poderia ter sido programada para o horário de expediente. E lembrou que tão logo tomou conhecimento da situação, determinou a retomada do atendimento, o que aconteceu ainda pela manhã. “Assim que soube do ocorrido, na manhã de ontem, tomei as providências de imediato. Mandei suspender a confraternização e retomar os atendimentos, pedi desculpas à população pelo incômodo provisório e marquei a reunião para esta quinta-feira”, ressaltou.

O secretário ressaltou que o PAM Salgadinho ficará sob a gestão da atual diretora técnica e do diretor administrativo, Daniel Moura, que juntos desempenharão as responsabilidades sobre a unidade.

Reformulação

Nonô anunciou que está estudando uma reformulação profunda na forma de gerir a saúde. A proposta, segundo ele, é criar unidades de referências para cada um dos oito distritos sanitários da capital e transformar as outras unidades em postos satélites, reforçando o foco na Atenção Básica.  O secretário também ressaltou possíveis  mudanças na gestão da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), de modo que uma parte fique ligada à questão do atendimento à saúde e a outra aos problemas administrativos, como uma espécie de subsecretaria de governança.

Reforma e reabertura

O gestor da saúde municipal lembrou que no primeiro trimestre deste ano esteve no Ministério da Saúde, em Brasília, onde conseguiu a liberação dos recursos para a conclusão do Centro Especializado de Reabilitação (CER-III) e a construção da oficina ortopédica do PAM Salgadinho.  A obra do CER III foi orçada em R$ 999,7 mil. No entanto, o Ministério da Saúde só havia repassado 10% desse total.

Em maio, a Prefeitura de Maceió reabriu os blocos A, B e C do PAM Salgadinho, que foram totalmente reestruturados. A reforma, executada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), devolveu à população o atendimento médico.

Além dos três blocos que foram totalmente reformados, foram reabertos os blocos J, L e N, que receberam pequenos reparos. Contando com os blocos I, que atendem pacientes com HIV/Aids, e O, que abriga o Centro de Reabilitação, o PAM Salgadinho retomou o atendimento com oito unidades em funcionamento.