Cidades

Animais silvestres apreendidos em fiscalizações são soltos na natureza

Técnicos do IMA e do Ibama realizaram a soltura dos mamíferos e aves na manhã desta quarta-feira (14)

Por Ascom / IMA-AL 14/12/2016 16h32
Animais silvestres apreendidos em fiscalizações são soltos na natureza
Reprodução - Foto: Assessoria

Era início da manhã dessa quarta-feira (14) quando as equipes do Instituto do Meio Ambiente (IMA) e da Superintendência do Ibama em Alagoas começaram a transportar 82 animais silvestres. Eles estavam em observação e recuperação no Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) e foram levados para uma área com fragmento preservado de vegetação nativa para serem soltos.

Apesar de todos os esforços no sentido de sensibilizar a população para não capturar ou matar esses animais, o local exato da soltura não é divulgado pelas equipes por causa da ação de pessoas que ainda praticam a caça ou a comercialização ilegal.

Segundo a médica veterinária, Ana Cecília Lopes, consultora ambiental do IMA, “foram soltos 19 mamíferos, sendo 10 quatis, cinco raposas, duas preguiças, um tamanduá-mirim e um papa-mel, além de 63 passeriformes”.

Todos os animais foram apreendidos durante ações de fiscalização por estarem sendo mantidos em cativeiro de modo irregular. Sendo que algumas das aves foram apreendidas durante a Fiscalização Preventiva Integrada (FPI), realizada entre os dias 20 de novembro e 02 de dezembro.

Segundo a médica veterinária, todos os animais estavam em boas condições para soltura, “todas as aves receberam anilhas e os mamíferos microchips” que permitem a identificação caso sejam apreendidos ou avistados novamente.