Cidades

Em proposta de reordenamento, Prefeitura de Maceió quer setorizar a Rua Fechada

Plano de Reordenamento da Orla Marítima prevê a regularização e a ampliação do espaço em mais 160 metros

Por Tribuna Independente 07/12/2016 11h47
Em proposta de reordenamento, Prefeitura de Maceió quer setorizar a Rua Fechada
Reprodução - Foto: Assessoria

A Prefeitura de Maceió quer setorizar o projeto da chamada “Rua Fechada”, localizada na Orla de Ponta Verde, para o domingo de lazer. A proposta foi apresentada ontem (6), durante uma reunião com empresários, moradores da região e vários órgãos públicos.

O Plano de Reordenamento da Orla Marítima prevê o aumento do espaço em mais 160 metros e a setorização por meio de tendas separando recreação infantil, comercialização e eventos culturais.

De acordo Reinaldo Braga, gestor da Superintendência Municipal de Controle e Convívio Urbano (SMCCU), o objetivo da reunião foi o de debater com os envolvidos como o reordenamento no local poderá ser feito.

“O intuito é deixar o local mais atrativo, com acessibilidade para todos e sem gerar conflitos entre as pessoas que utilizam o espaço”, falou o Superintendente.

Alguns empresários do bairro apresentaram um vídeo para justificar a necessidade do reordenamento. O vídeo mostra imagens de moradores de ruas acumulando lixo, trocando de roupa e fazendo necessidades em espaços públicos, além de adolescente supostamente usando drogas e ambulantes vendendo bebidas alcóolicas a pessoas apontadas pelos empresários como menores. Eles apontaram a falta de identificação ou qualquer tipo de legalização dos ambulantes.

Em relação ao uso de Drogas e vendas de bebidas para menores, o coordenador da Operação Policial Litorânea (Oplit), Alfredo Presser, disse que a fiscalização será mais ostensiva para coibir a prática e, dessa maneira, também reordenar a segurança no local.

No plano proposto pela Prefeitura, além da setorização está a regularização e legalização para que os vendedores de cocos e outros ambulantes tenham  um espaço exclusivo com barracas que possam ser desmontadas e que tenham seus nomes; a padronização com guarda volumes para os jangadeiros; decretar o que poderá ser vendido em espaços onde tem menores de idade; e criar áreas de incentivo a arte e cultura.

Além disso, a Prefeitura pretende criar também uma área de apoio com espaço de informações para os turistas, população e os próprios funcionários que estarão atuando na localidade.

Alguns empresários não gostaram de determinadas ações. Mas a arquiteta Dione Lauraindo explicou que o plano é disciplinar para melhorar a fiscalização e, sobretudo, o convívio coletivo do cidadão maceioense. “A secretaria está aberta a sugestões”, reforçou.

A arquiteta acrescentou que a proposta será colocada para avaliação dos órgãos públicos envolvidos e toda a comunidade.