Cidades

Governo de AL entrega moderno sistema de radiocomunicação digital à SSP

Renan Filho disse que ferramenta ofertará agilidade operacional nos atendimentos à população e maior integração

Por Agência Alagoas 28/11/2016 15h40
Governo de AL entrega moderno sistema de radiocomunicação digital à SSP
Reprodução - Foto: Assessoria

Maior integração e agilidade nos atendimentos à população. Essa será a nova realidade das ações da Segurança Pública em Alagoas, com a implantação do novo sistema de radiocomunicação digital. A ferramenta foi entregue oficialmente pelo governador Renan Filho, nesta segunda-feira (28), em solenidade realizada no Palácio República dos Palmares.

Renan Filho declarou que com o sistema, o Estado vai continuar reduzindo a violência, porque é o que a população espera do Governo. A novidade ajudará o Estado a se tornar o mais conectado do Nordeste, no que concerne à Segurança Pública, além de facilitar outros avanços, como a interiorização das redes de internet, onde todas as formas de comunicação do Estado serão altamente fortalecidas pela presença do radiocomunicador digital e, sobretudo, de torres de transmissão, que possibilitarão uma internet em alta velocidade para todo o Estado.

“Há muitos anos, nós só víamos a violência crescer e nunca foi reduzida significativamente e agora está sendo reduzida. Por isso, a cada entrega da Segurança Pública, uma esperança se renova, um estímulo é dado a mais para que aqueles que garantem a segurança da população tenham melhores condições de trabalho”, ressaltou o governador.

(Foto: Agência Alagoas)

Agilidade operacional

O chefe do Executivo explicou que, com a implantação do sistema, Alagoas ganha duas coisas. A primeira delas é a agilidade operacional, com uma comunicação mais rápida, que é o que a humanidade tem feito ao longo dos últimos anos. Ele afirmou que avançar na velocidade da comunicação é importante na saúde, educação, na segurança. O segundo é que o Estado agora tem um meio que vai garantir agilidade à segurança, que é  a comunicação no tráfico de dados.

“Haverá a possibilidade de passar documentos, fotografias e informações para quem for necessário, em tempo real, de maneira que isso vai ajudar muito a segurança pública de Alagoas. Estamos tentando resgatar a respeitabilidade do segmento, valorizando os profissionais da maneira que o Estado pode fazer. Estamos procurando fazer o impossível”, declarou o governador.

(Foto: Agência Alagoas)

Para mostrar a veracidade da moderna ferramenta, o governador realizou um teste, durante a solenidade de entrega. Ele falou com o comandante Carlos André Madeiro, do Grupamento Aéreo, enquanto sobrevoava o bairro do Clima Bom, na parte alta da capital alagoana.

“É a primeira vez que realizamos uma comunicação digital no estado. Estamos vivenciando um momento histórico em Alagoas”, concluiu Renan Filho.

Sistema integrador potencializa capacidade de comunicação da Segurança Pública

(Foto: Agência Alagoas)

Com tecnologia de ponta, projeto moderno e dinâmica integradora, o novo sistema de radiocomunicação digital traça um panorama inédito na comunicação da segurança pública em Alagoas. Implantado na capital Maceió, nesta segunda-feira (28), o programa potencializa a capacidade de integração entre os órgãos, assegurando ao mesmo tempo mais segurança, redução do tempo-resposta e ainda sinal ampliado e permanente entre as transmissões.

Liderado pela autenticação dos terminais, o sistema traz a garantia de que nenhum sinal das polícias poderá ser captado e ocorrências copiadas. Aliado a esta novidade, a incorporação da tecnologia Tetra proporciona, pela primeira vez no Estado, uma integração e compatibilidade com as diferentes redes de comunicação da segurança pública, com o auxílio do sistema de gravação de voz, georreferenciamento dos terminais e transmissões criptografadas.

“As vantagens são enormes. Este novo projeto integrador vai permitir com que a segurança pública trabalhe de forma ágil e segura. Se por ventura alguém conseguir comprar um terminal semelhante ao nosso, por exemplo, não terá acesso à rede porque apenas nossa central poderá autenticar a transmissão. Outra novidade é que a comunicação será direcionada, poderemos criar grupos específicos para uma operação momentânea, o que tornará nosso trabalho bem mais dinâmico”, destaca o capitão Thiago Chagas, gerente de comunicação da Secretaria de Segurança Pública (SSP).

(Foto: Agência Alagoas)

No lançamento do novo sistema de radiocomunicação digital, o governador Renan Filho entregou oficialmente à Segurança Pública de Alagoas 690 rádios móveis, mais 140 transceptores de rádio fixos, seis estações rádio base com quatro portadoras, mais 24 com duas portadoras e 20 estações de despacho. O sistema possui também localização automática de veículos.

(Foto: Agência Alagoas)