Cidades

Saída de dirigente e crise motivam Pinto da Madrugada a desistir de prévias

Organizadores anunciaram ontem que bloco não participará das festividades que antecedem o Carnaval na capital

Por Tribuna Independente 23/11/2016 10h34
Saída de dirigente e crise motivam Pinto da Madrugada a desistir de prévias
Reprodução - Foto: Assessoria

A diretoria do bloco Pinto da Madrugada anunciou por meio de nota, nesta segunda-feira (21), que não irá participar das prévias carnavalescas na capital no ano que vem. A decisão aconteceu após sucessivas reuniões entre dirigentes, conselheiros e colaboradores mais próximos. Saída de um dirigente e crise financeira motivaram a desistência.

De acordo com Marcos Davi, um dos diretores do bloco, o momento resultou na dificuldade de prosseguir diante do cenário de crise. “O que queremos agora é que outros blocos possam vir para animar o folião. Nós demos nossa colaboração, tivemos o apoio de todos”, ressaltou.

“Não estamos conjuntamente com os três diretores, porque um não está mais, e em 2017 não temos condições de sairmos. As questões do Pinto da Madrugada não sair no ano que vem são nossas, internas, porém dentro da situação que o país enfrenta. Não podemos ficar alheios e isentos da realidade que a sociedade está passando”, explicou.

O dirigente disse ainda que a vida inteira foi de batalha em busca de patrocínios, realizando  diversos eventos para conseguir recursos, mas insuficientes no momento para garantir condições do bloco sair. Marcos Davi não quis fazer qualquer tipo de crítica a ninguém. Pelo contrário, enalteceu o apoio de todos, enquanto foi possível, desde autoridades, imprensa, patrocinadores e sociedade.

Este ano, o bloco saiu, só que de forma reduzida por falta de aporte da Prefeitura Municipal, e os organizadores precisaram cancelar o ‘Mungunzá do Pinto’, que abria as prévias carnavalescas uma semana antes do desfile. A diretoria alegou que sem a contribuição da Prefeitura ficaria inviável arcar com todas as despesas que englobam 15 orquestras de frevo e aproximadamente 600 músicos para garantir a animação de 220 mil foliões, que desfilam na Orla da Pajuçara há 16 anos.

Prefeitura informa que não foi procurada pela diretoria do bloco

A Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac), informa que não foi procurada pela diretoria do Pinto da Madrugada acerca das prévias carnavalescas de 2017.

Nas redes sociais, sobretudo na página oficial do Pinto da Madrugada, os foliões se dizem tristes e alguns nem acreditam que a história possa se repetir este ano novamente. Um deles, Tadeu Barbosa, descontente lamenta a notícia: “Muito triste. Acho que os gestores municipais preferem investir em eventos de extremo mau gosto”.

Graça Rosas também desaba frisando que o Pinto é a única festa pública, “aberta para todas as pessoas NÓS [sic] que trabalhamos o ano todo temos direito a esse ‘momento’ e porque não?? [sic] O que precisa é se estruturar, conseguir apoio, só que resolver faltando praticamente dois meses é difícil. O que a gente pode fazer? Como sensibilizar governo e prefeitura? Tem que haver uma solução. A prefeitura não gasta tanto nas atrações no verão? E porque não investir no pinto?”, indaga.

Janaina Sampaio também parece não acreditar no que leu. “Sério!! Eu até agora não tô [sic] acreditando. Eu sempre fui pra todos as prévias do pinto e amei todas. É o único que consegui levar a família pras ruas, estou muito triste!!!!”.

Luanny Reis também se disse surpresa, e lamentou que um bloco pioneiro em Maceió, deixe de sair na avenida para relembrar, e manter vivo, o verdadeiro Carnaval de rua, com muito frevo. Ela lançou a hashtag  #voltapintodamadrugadacarnaval2017.

Karlinha Rebelo diz: “Naaaaaaaaaao!! [sic] O Pinto da Madrugada é nosso carnaval! Prefiro que aconteça o pinto do que o festival de verão, onde gastam valores enormes em cachês... Não podemos ficar sem nosso amado bloco!”.