Brasil

Museus de São Paulo oferecem visita virtual durante isolamento social de coronavírus

Iniciativa da Secretaria da Cultura e Economia de São Paulo, o projeto #CulturaEmCasa tem mais de 160 opções de conteúdo multimídia.

Por G1 26/04/2020 12h41
Museus de São Paulo oferecem visita virtual durante isolamento social de coronavírus
Reprodução - Foto: Assessoria

Os museus de São Paulo estão disponibilizando exposições e acervos virtuais, como parte da campanha #CulturaEmCasa, organizada pela Secretaria da Cultura e Economia de São Paulo. A ação tem o objetivo de disponibilizar shows de música, concertos, visitas virtuais a museus, palestras, bate-papos, livros, filmes, espetáculos e palestras, como forma de estimular a prática do distanciamento social em São Paulo.

"As pessoas continuam precisando de arte, de cultura e de criatividade", diz o Secretário Sérgio Sá Leitão. "Vamos disponibilizar todos os conteúdos que a Secretaria dispõe, por meio digital, para que as pessoas que estão em quarentena possam ter acesso a arte de qualidade em suas casa", afirma.

Além dos conteúdos já produzidos, as instituições se mantém ativas no mundo virtual por meio da criação de novos conteúdos educativos, culturais e criativos, que são disponibilizados em suas redes sociais e plataformas digitais. Desta forma, o público consegue se manter interativo, ainda que à distância.

Cultura no mundo virtual:

Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo

Transmissão ao vivo de apresentações de grupos de câmara no palco da Sala São Paulo, sem público. Data: todos os sábados Horário: às 16h30 Onde acessar: no canal “Sala São Paulo”, no Youtube

Museu Catavento

Séries semanais de tours pelos principais espaços do museu e vídeos de experiências e curiosidades científicas Onde acessar: nas redes sociais do museu. Facebook: cataventocultural Instagram: museucatavento Twitter: Mcatavento Youtube: “Museu Catavento”

Museu da Imagem e do Som – MIS

Disponibiliza exposições virtuais, acervos online, cursos e bate-papos Data: a programação é atualizada a cada semana; Onde acessar: no site do MIS (https://www.mis-sp.org.br/)

Museu da Imigração

Publicação de artigos da série “Hospedaria em Quarentena”, sobre a Hospedaria de Imigrantes do Brás em tempos de surtos epidêmicos Data: todas as quartas-feiras Onde acessar: no blog do museu (http://museudaimigracao.org.br/blog)

São Paulo Companhia de Dança

Transmissão de espetáculos completos que marcaram a história da companhia. Cada vídeo fica disponível por um período de 15 dias; Data: quinzenalmente, às sextas-feiras Onde acessar: no canal “São Paulo Companhia de Dança”, no Youtube

Museu do Café

Disponibiliza virtualmente a exposição “Calixto: discurso do progresso e identidade paulista”, que estava em cartaz no espaço físico do museu, e outras três. Onde acessar: no site do museu (http://www.museudocafe.org.br/c/exposicoes/virtuais/)

Conservatório de Tatuí

Mobilizou os professores a produzirem vídeos com dicas de estudo e prática em casa. Data: todos os dias Onde acessar: na página do conservatório no Facebook (conservatoriotatui)