Brasil

Coronavírus: 2ª pessoa com sintomas a bordo de navio isolado é levada para hospital

Notificação como caso suspeito de contágio pelo Sars-cov-2 ocorreu após ela apresentar febre e dificuldade de respirar, além de outra condição de saúde não relacionada à infecção respiratória

13/03/2020 18h09
Coronavírus: 2ª pessoa com sintomas a bordo de navio isolado é levada para hospital
Reprodução - Foto: Assessoria

Uma segunda pessoa que estava a bordo do navio isolado no Porto do Recife foi socorrida, nesta sexta-feira (13), por apresentar sintomas do coronavírus. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES), a notificação como caso suspeito de contágio pelo Sars-cov-2 ocorreu após ela apresentar febre e dificuldade de respirar, além de outra condição de saúde não relacionada à infecção respiratória.

O navio, com 609 pessoas a bordo, está isolado no Porto do Recife desde a quinta-feira (12), quando um passageiro de 78 anos ser socorrido com sintomas de Covid-19. No mesmo dia, foram confirmados os dois primeiros casos da doença em Pernambuco. Os pacientes são um casal que viajou recentemente para a Itália.

De acordo com a SES, a segunda pessoa passou mal nesta sexta-feira (13). Ela foi socorrida pelo Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) para uma unidade de saúde privada, responsável por fazer a coleta do material para as análises laboratoriais.

Por solicitação dos responsáveis pela embarcação, o nome, sexo, idade e nacionalidade da pessoa socorrida não foram divulgados pelo governo. Em nota, a SES informou que a fiscalização de portos, aeroportos e fronteiras é de total responsabilidade sanitária da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e que tem prestado "todo o apoio técnico necessário e monitorado a situação".

Nesta sexta-feira (13), o governo de Pernambuco decidiu avaliar, junto à Anvisa, os procedimentos de embarques e desembarques no Porto do Recife. Um Comitê de Operações de Emergência foi criado devido à confirmação de dois casos da doença em Pernambuco.

Após ser acionada, a Anvisa não permitiu a saída de passageiros e tripulantes da embarcação, mas isso não quer dizer que há determinação de quarentena.

O navio atracou no Recife na manhã da quinta (12), com 318 passageiros e 291 tripulantes a bordo. A embarcação seguiria rumo a Fortaleza, mas todos, segundo o governo estadual, permanecem em suas cabines.

Antes de chegar a Pernambuco, o cruzeiro passou por Salvador, Búzios (RJ), Paraty (RJ) e Itajaí (SC). Entretanto, o nome do porto onde o canadense embarcou não foi divulgado até a última atualização desta reportagem. Antes de entrar no Brasil, a embarcação passou por Chile, Argentina e Uruguai.

O cais em que o navio atracou também foi isolado pelo Porto do Recife. Como medida de prevenção e controle sanitário complementar, foi proibido que o lixo da embarcação fosse descarregado.