Brasil

Prefeitura de SP retira colchões de tenda na Cracolândia

Na tarde desta segunda-feira (3), a mais fria do ano, usuários foram vistos dormindo no chão em equipamento público

Por G1 04/07/2017 07h58
Prefeitura de SP retira colchões de tenda na Cracolândia
Reprodução - Foto: Assessoria

A Prefeitura de São Paulo retirou os 40 colchões que faziam parte da estrutura da tenda de assistência social da Rua Helvétia, no Centro da cidade. A tenda foi criada para acolher usuários de droga da Cracolândia durante o programa Braços Abertos, da gestão do ex-prefeito Fernando Haddad. Atualmente tem função híbrida, com assistentes sociais e agentes de saúde.

Questionada pelo G1, a prefeitura não explicou o motivo da ação. Disse apenas que as unidades do serviço de atendimento aberto na região "possuem 250 leitos instalados nas áreas internas das estruturas". Contêineres de atendimento emergencial foram instalados na Rua General Couto de Magalhães e na Praça Júlio Prestes.

Na tarde de segunda-feira (3), a mais fria do ano, a reportagem flagrou os acolhidos deitados no chão, em cima de cobertas ou pedaços de papelão.

A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social informou ainda que "se houver procura por vagas de acolhimento, os usuários serão encaminhados aos Centros de Referência Especializado para População em Situação de Rua".

No entanto, a tenda da Rua Helvétia não é usada para pernoite. Ela chegou a funcionar 24 horas, mas de maneira emergencial, segundo a Prefeitura. Os usuários costumam deitar ali enquanto aguardam encaminhamento para o almoço ou para dormir nos Centros de Acolhida.

Apreensão

Uma "espada samurai" foi apreendida na tarde de segunda na região da Cracolândia, durante uma operação "de limpeza" da Guarda Civil Metropolitana (GCM) com apoio da Polícia Militar. A ação provocou novo tumulto entre usuários e agentes públicos.

Foi localizada uma grande quantia de dinheiro e outras armas como facas, uma pistola falsa e um estilingue, que, segundo os GCMs, é usado para abater drones.

A operação de limpeza, feita duas vezes ao dia, teve confronto nesta segunda. Ao retornar para o fluxo, todos os usuários foram revistados. Alguns tiveram seus pertences, como colchões, retirados.