Brasil

Vídeo mostra moradores de pensão atingida por demolição da Prefeitura

Imagem mostram ainda queda de escombros e que local funcionava normalmente, inclusive com recepcionista

Por G1 29/05/2017 09h39
Vídeo mostra moradores de pensão atingida por demolição da Prefeitura
Reprodução - Foto: Assessoria

Vídeos de câmeras do interior do imóvel atingido por uma demolição feita de forma equivocada pela Prefeitura de São Paulo na Cracolândia mostram a correria dos moradores e escombros caindo durante o desabamento. As imagens foram divulgadas pelo Fantástico deste domingo (28).

A intenção da Prefeitura de São Paulo era demolir um imóvel vizinho, mas um muro do prédio ocupado acabou sendo afetado. No desabamento, três pessoas ficaram feridas.

Uma das câmeras mostra que alguns moradores tomavam banho e tiveram que sair correndo em direção a um pátio. Em outro ponto, é possível para ver o momento que máquina começa a derrubar uma parede e a poeira levanta.

As câmeras indicam ainda que havia bastante gente morando na pensão e até um recepcionista falando ao telefone, o que contrasta com as afirmações da administração municipal de que o prédio tinha sido esvaziado e que alguns moradores haviam voltado por uma entrada clandestina. A versão havia sido divulgada pelo secretário de Obras, Marcos Penido.

Já o secretário de Governo, Júlio Semeghini, admitiu ao Fantástico neste domingo que houve um erro e que havia cerca de 20 pessoas no local. “Nós erramos porque deveríamos ter retirado”.

Demolições

A Justiça de São Paulo proibiu a Prefeitura de São Paulo de remover as pessoas de forma compulsória e de interditar e demolir imóveis com moradores.

A liminar foi expedida no dia 24 pelo juiz Fausto Seabra, da 3ª Vara da Fazenda Pública. No texto, o juiz argumentou que "não cabe ao Poder Judiciário intervir em políticas públicas desejadas pela sociedade, porém compete-lhe o controle da legalidade dos atos administrativos".

Em nota, a Prefeitura afirmou que concorda com a decisão. “Nunca foi intenção da administração municipal fazer intervenções em edificações ocupadas sem que houvesse arrolamento prévio de seus habitantes. O cadastramento das famílias já está sendo feito”, afirmou.