Brasil

Quadrilha usou drones para mapear e tomar comunidade de rivais

De posse das imagens, criminosos liderados por traficante conhecido como Peixão tomaram a Cidade Alta em novembro. Disputa pela comunidade levou caos à Zona Norte do Rio nesta terça

Por G1 03/05/2017 07h35
Quadrilha usou drones para mapear e tomar comunidade de rivais
Reprodução - Foto: Assessoria

Para tomar o controle dos pontos de venda de drogas na comunidade Cidade Alta, em Cordovil, Zona Norte do Rio, o traficante Álvaro Malaquias Santa Rosa, o Peixão, utilizou drones no reconhecimento do território, que foi invadido por seus comandados no fim do ano passado. Na madrugada desta terça-feira (2), criminosos ligados a uma facção rival à de Peixão tentaram retomar a comunidade, levando terror aos moradores, que registraram os confrontos em áudios e vídeos.

Pela manhã, a Polícia Militar realizou uma operação na Cidade Alta, na qual prendeu 45 pessoas – dois suspeitos foram mortos – e apreendeu 48 armas, sendo 32 fuzis.

Três policiais foram feridos por estilhaços. A partir daí, criminosos fizeram ataques em sequência na cidade, espalhando pânico pelas ruas. Nove ônibus e dois caminhões foram incendiados e saqueados.

Para participar da invasão à Cidade Alta foram recrutados criminosos de diversas comunidades do Rio. Vários dos fuzis apreendidos pela polícia tinham a inscrição "CX", que investigadores dizem ser a identificação das armas da "caixinha". Essas armas seriam cedidas a outros criminosos que estivessem precisando aumentar seu arsenal.

O secretário estadual de Segurança Pública, Roberto Sá, disse em entrevista coletiva, na tarde desta terça, que a inscrição nas armas é uma abreviatura de "Caxias", representando favelas do município da Baixada Fluminense que são dominadas pela facção que tentou tomar a Cidade Alta.

"A informação que eu tenho é de que os fuzis são da facção que tentou invadir a comunidade, usando armas oriundas do município de Duque de Caxias, das favelas que eles dominam. Mas há, também, histpricamente, conversas entre quem vende arma e droga e quem consome isso. Mas neste momento específico a informação que me chega é de que CX significa Caxias", afirmou Sá.

Entre os presos nesta terça, muitos eram foragidos da Justiça, como Wallace Patrick de Lima Santos Viana, que tinha três mandados de prisão em aberto, e Luís Cláudio da Silva, que tinha seis mandados pendentes.