Brasil

Unicamp classifica como "intolerável" nível de insegurança após morte de aluna

Corpo de Sandy Andrade, de 21 anos, foi achado em trilha no Parque Residencial Roland 2, na região do campus; faculdade convoca "reunião de luto"

Por G1 03/04/2017 16h41
Unicamp classifica como 'intolerável' nível de insegurança após morte de aluna
Reprodução - Foto: Assessoria
Após morte de aluna, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) classificou como ‘intolerável’ o nível de insegurança na região do campus em Limeira (SP). O corpo da estudante de engenharia de manufatura, Sandy Andrade Santos, de 21 anos, foi encontrado em uma trilha no Parque Residencial Roland 2, que fica a cerca de dez minutos de carro da faculdade. A instituição convocou 'reunião de luto' nesta segunda-feira (3).

O corpo da jovem foi achado por um ciclista, na última sexta (31), e tinha marcas de violência, segundo a Polícia Militar (PM).

Em nota oficial, publicada no site da Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp, a universidade convocou professores, funcionários, estudantes e familiares da jovem para reunião de luto e mobilização geral pela segurança, nesta segunda-feira (3), às 13h, no Auditório UL 12.

“Estamos todos consternados pelo assassinato de nossa aluna Sandy Andrade Santos e preocupados com a falta de segurança que alcançou, com este fato, um limite intolerável e, portanto, convocamos toda a comunidade para a mobilização geral de acolhimento à família da estudante, bem como para discutir e propor ações junto à administração geral da Unicamp e autoridades municipais, para que essa tragédia não se repita”, disse trecho do texto.

Estudantes da unidade voltaram a pedir mais segurança na cidade e principalmente nas proximidades da instituição de ensino superior, que fica no Jardim Santa Luiza, após a morte de Sandy. Há anos, os universitários reclamam da violência na região.

O corpo foi transportado na madrugada deste sábado (1) para Embu-Guaçu (SP), onde a família mora. O enterro está previsto para 17h. O caso será apurado pela Delegacia de Investigações Gerais (DIG). A polícia trabalha com a suspeita de tentativa de assalto.

À reportagem da EPTV, afiliada da Rede Globo, uma integrante da organização estudantil Frente Feminista de Limeira informou que será realizada uma passeata na cidade para chamar a atenção dos moradores sobre o caso da estudante assassinada. O ato está previsto para próxima terça-feira (4) e deve sair do campus da Unicamp e seguir até a Prefeitura.

O objetivo, segundo a organização, também é fazer um alerta sobre a insegurança que os alunos enfrentam nas proximidades da universidade. Desde 2013, estudantes da Unicamp de Limeira reclamam da violência na região. Tanto a instituição como os órgãos de segurança pública afirmam há anos que adotam medidas de prevenção.

Unicamp lamenta

Em nota, a Unicamp disse que tem coloborado com as investigações e lamentou a morte de Sandy Andrade. "Estamos prestando todas as informações solicitadas pela polícia e nosso Serviço de Apoio ao Estudante da Unicamp prestará todo apoio aos familiares. Mais uma vez, expressamos absoluta consternação com o trágico acontecimento", diz o comunicado da unversidade.