Brasil

No dia da Padroeira do Brasil, saiba mais sobre turismo religioso no país

O país conta com mais de 90 eventos religiosos no ano!

Por Terra 12/10/2016 10h43
No dia da Padroeira do Brasil, saiba mais sobre turismo religioso no país
Reprodução - Foto: Assessoria

No dia 12 de outubro, feriado de Nossa Senhora Aparecida, não poderíamos deixar de comentar sobre o turismo religioso. Essa época do ano, assim como Natal, Páscoa e Corpus Christi, movimenta muito a economia brasileira. Para termos uma noção, Belém, a cidade onde acontece o Círio de Nazaré, espera mais de dois milhões de fiéis durante o feriado.

Apesar de ser um Estado laico, o Brasil tem a fé enraizada em sua cultura até hoje. Não é à toa que é cheio de opções de destinos religiosos, entre igrejas, basílicas e santuários. Acredite, no quesito religioso não atraímos só o público nacional não, mas também visitantes do mundo todo. E quando falamos de religião, não nos restringimos apenas ao catolicismo não, mas ao espiritismo e ubanda por exemplo. Você já ouviu falar do curandeiro João de Deus? Ele atrai gente de todas as partes do planeta!

Isso porque não falamos das festas religiosas! Essas sim aquecem ainda mais a economia. Segundo o Ministério do Turismo, mais de 340 municípios brasileiros promovem eventos envolvendo a fé! São mais de 90 eventos religiosos, entre peregrinações e festas!

Você se interessa pelo turismo religioso? Tem vontade de visitar lugares de peregrinação? O Santuário de Nossa Senhora Aparecida, no interior de São Paulo, é um dos principais destinos religiosos do Brasil e abriga um dos maiores templos católicos do mundo! A cidade de Aparecida pode até ser a mais famosa no quesito, mas existem muitos outros destinos imperdíveis, como Santa Cruz, em Rio Grande do Norte, onde está localizada a maior estátua de Santa Rita de Cássia, Trindade, em Goiás, onde acontece a famosa Festa do Divino Pai Eterno, e Juazeiro do Norte, no Ceará, que recebe sempre muitos devotos de Padre Cícero durante todo ano.Sem contar com as cidades históricas barrocas, como Ouro Preto, Tiradentes e Salvador! Elas recebem muitos turistas que buscam conhecer um pouco mais sobre a história do Brasil e a importância da religião nela.

No Sul, a cidade de Nova Trento, em Santa Catarina, recebe muitos fiéis! Você provavelmente nunca ouviu falar, mas é no destino que estão localizados os Santuários de Madre Paulina, considerada a primeira santa brasileira, e de Nossa Senhora do Bom Gosto.

Apesar de contar com muitos destinos religiosos, o Brasil tem no Pará o lugar mais disputado! Acredite, até mais que Aparecida! Sabe por que? O Círio de Nazaré é a maior manifestação religiosa do país! Você já foi?

a do Brasil, saib