Turismo
Pão de Açúcar é perfeito para turismo arqueológico no roteiro do Velho Chico
Seus 11 sítios arqueológicos revelam um pouco da vida pré-histórica da região
Pão de Açúcar é um dos municípios do sertão alagoano com maior potencial para desenvolvimento do turismo de aventuras e arqueológico, pois além de oferecer bons roteiros de passeios, numa mistura de paisagens naturais, seus 11 sítios arqueológicos revelam um pouco da vida pré-histórica da região. Para quem aprecia verdadeiramente o turismo arqueológico, é quase uma obrigação visitar os vários sítios que existem no município.
O mais importante se encontra no povoado de Meirus, onde foram encontradas pinturas rupestres e ossadas de dinossauros e outros seres pré-históricos. Já num ambiente que viria a ser área de extração de minérios acabou sendo tombado, em 2012, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), por guardar um importante registro de povos pré-históricos da região. Trata-se do Sítio Arqueológico da Pedra do Sapo, localizado no Sítio Bom Nome, há cerca de 60 minutos da zona urbana.
Mas ninguém pode perder também o passeio pelo Velho Chico, singrando suas águas em jangadas a vela ou em catamarãs que podem te levar até os grandes cânions que existem em toda a região. Mas você pode também dar um mergulho na prainha ou até nas piscinas naturais que se formam. O município também é cercado por serras com trilhas prontas para serem percorridas pelos apaixonados de aventura e bons caminhantes.
A melhor indicação, e a mais famosa, é a trilha no Pé da Serra, com acesso pelo povoado de Impoeiras. Lá do alto tem-se uma visão privilegiada da cidade, com possíveis avistamentos de animais exóticos e plantas nativas da região do sertão. Outra opção de turismo de aventura é a trilha até a Pedra do Navio, com acesso pelo povoado Meirus. Ao longo do caminho o visitante vai passar por comunidades de remanescentes quilombolas e algumas construções antigas. Outra opção de tirar o fôlego é subir o Morro do Cavalete, aos pés do Cristo Redentor, com vista para o Rio São Francisco.
E para quem pretende visitar Pão de Açúcar existem algumas opções de hospedagem. A pousada Porta do Sol, Pousada do Tonho Baixinho, Pousada Pequeno Príncipe, Pousada Universitária, Pousada Avenida e a mais famosa, a Pousada do Aberaldo, na Ilha do Ferro, garantem dias tranquilos depois das longas caminhadas pelas trilhas.
Leia também
Terceiro destino Piranhas, a 'Lapinha do Sertão', no roteiro Caminhos do São Francisco Mapa do Turismo Olho d’Água do Casado: o Rio São Francisco para ecoturismo ou para relaxar Rota turística Delmiro Gouveia é ponto de partida para conhecer os Caminhos do São Francisco Velho Chico Roteiro para aproveitar as cidades alagoanas ao longo do Rio São FranciscoMais lidas
-
1Apenas 15 anos
Corpo do filho do cantor J Neto é encontrado na cozinha
-
2Confira
Consciência Negra: veja o que abre e fecha em Alagoas nesta quarta-feira (20)
-
3Marechal Deodoro
Ausência do superintendente da Codevasf gera indignação em reunião sobre projetos envolvendo mel e própolis vermelha
-
4Certame
Concurso público da Prefeitura de Rio Largo acontece neste domingo (24) com mais de 36 mil inscritos
-
5É hoje!
Quem saí de 'Fazenda 16'? Enquete mostra qual peão deve ser eliminado. Veja parcial