Política

Globo suspende transmissão para Gazeta

Nova afiliada é TV Asa Branca, que já retransmite programação da emissora carioca, mas ainda não apresentou conteúdo local

Por Emanuelle Vanderlei - colaboradora / Tribuna Independente 30/09/2025 07h25 - Atualizado em 30/09/2025 10h26
Globo suspende transmissão para Gazeta
Sede da TV Gazeta de Alagoias, que perdeu a parceria que tinha com a Rede Globo quando completou 50 anos - Foto: Reprodução

Após longa batalha judicial iniciada em 2023, a Rede Globo de Televisão conseguiu finalmente encerrar o contrato com a TV Gazeta na semana passada. Desde a última sexta-feira (26/9), o sinal da emissora já está sendo transmitido pela TV Asa Branca (Canal 28.1), nova afiliada em Alagoas.

O sinal chegou a ser retransmitido simultaneamente pelas duas, mas durante a tarde do sábado (27), foi suspenso na TV Gazeta (Canal 7).

Em nota divulgada oficialmente pela Globo, a transição foi confirmada. “A partir de hoje, a nova afiliada da Globo para o estado de Alagoas é a TV Asa Branca, que passará a retransmitir o sinal da TV Globo para a região. A TV Gazeta de Alagoas não vai mais transmitir o sinal da TV Globo em função do encerramento da relação contratual existente entre ambas. A nova emissora garantirá a continuidade na entrega de conteúdo e serviços à população local. Essa mudança reforça o compromisso da Globo em manter uma rede de afiliadas sólida, alinhada com os padrões de qualidade e cobertura que caracterizam sua atuação em todo o país, beneficiando o público e fortalecendo a presença da Globo no estado alagoano”.

Apesar de a disputa judicial já estar acontecendo desde 2024, aparentemente todos foram pegos de surpresa com a ruptura. A TV Gazeta ficou sem programação, reprisou programas do seu grupo de comunicação e até filme da empresa de streaming Netflix. Já nos horários locais, a programação foi mantida normalmente com produção dos telejornais.

No mesmo final de semana em que isso aconteceu, a TV Gazeta esteve com uma programação especial comemorando 50 anos no ar. Edição especial do jornal impresso, muitos depoimentos de funcionários e ex-funcionários em vídeos, e uma grande corrida com 4 mil pessoas marcaram a festa.

Nas redes sociais, funcionários da empresa não falam diretamente sobre o assunto, mas gravaram vídeos convidando a população a continuar assistindo a programação da TV Gazeta, enfatizando o canal 7, e informando que os telejornais iriam ao ar no horário de sempre.

Nos bastidores, o clima é de tensão e há especulações de demissões em massa. O que não chega a ser novo, porque a empresa tem utilizado essa moeda de troca há anos todas as vezes que é perde alguma batalha judicial.

Desde o pagamento de Fundo de Garantia de funcionários que estava sem ser recolhido, a reajustes salariais conquistados por lutas da categoria. Demitem sob alegação de não poder pagar, depois renovam o quadro com outras pessoas, deixando uma legião de trabalhadores sem receber seus direitos, ou esperando por anos até receber.

OUTRO LADO

Tentamos contato com representantes da OAM para ouvir sobre o assunto, mas não obteve retorno até o fechamento desta edição.

A TV Asa Branca por sua vez, ainda dá os primeiros passos na produção local. Já houve entrada ao vivo em telejornais de outras cidades (o grupo Asa Branca é originalmente de Caruaru, Pernambuco). Um dos nomes que está em atuação na nova casa é o repórter Lucas Malafaia. Ele fez uma entrada ao vivo ontem durante o NE1 (jornal local da Globo em Pernambuco).

Antes de ele ser chamado, o apresentador esclareceu que a nova afiliada iniciou no sábado, e por isso durante um período de tempo, as notícias de Alagoas serão exibidas pelos telejornais da globo Pernambuco.