Política

Eduardo Canuto foca no esporte como inclusão

Vereador troca Câmara pela Secretaria de Esporte e vê grande potencial de atuar com projetos voltados às comunidades

Por Emanuelle Vanderlei - colaboradora / Tribuna Independente 26/09/2025 06h46 - Atualizado em 26/09/2025 07h10
Eduardo Canuto foca no esporte como inclusão
Secretário Eduardo Canuto foca no esporte como ferramenta de inclusão social e vê um grande potencial de atuar direto com as comunidades - Foto: Dicom CMM

Do legislativo para a gestão municipal. Essa semana dois vereadores mudaram o gabinete de endereço e tomaram posse como secretários em Maceió. Com o objetivo de abrir espaço para os suplentes do PL terem visibilidade antes das próximas eleições, JHC (PL) nomeou Eduardo Canuto (PL) e Brivaldo Marques (PL).

Na Secretaria Municipal de Esporte (Semesp), Eduardo Canuto (PL) traz para a gestão a identificação com a pauta, marca de sua trajetória. “Eu acho que o poder público ele tem um papel fundamental em políticas públicas de uma forma ampla. Estamos aqui trabalhando, estamos aqui trazendo bons profissionais, bons gestores”.

Ele vê a movimentação como uma boa oportunidade para o partido. A gente trabalha com pessoas que movimentam a cultura, que movimentam segmentos esportivos, você engloba aí professores de educação física, você engloba aí toda atividade esportiva, da compra do material, a cultura com os editais municipais, inclusive federais. Então a gente o PL passa a ter uma responsabilidade muito grande de implantar melhores políticas voltadas tanto à cultura como ao esporte”.

Ainda de ambientando com o novo desafio, Canuto vê grande potencial no trabalho. Ele faz planos para as futuras gerações. “Nós temos que trabalhar com crianças no sentido de incluir socialmente. A gente tem que trabalhar com eles no sentido lúdico, da brincadeira mais lúdica, sem uma programação acadêmica, a gente tem um desporto educacional, a gente tem um desporto de alto-rendimento, crianças hoje já competem. Isso é fundamental nesse processo de implantação de políticas”.

Também está no seu radar, a parte da inclusão. “A gente tem hoje um público impressionante, que são as pessoas com comorbidade ou com deficiência, que são os nossos atletas PCDs. Tem hoje corredores de cadeira de roda, PCDs fazendo boxe, tem esgrima com deficiência visual, basquete com autismo, natação com autismo. Então é você usar isso como instrumento. Além disso tem os idosos, nos trabalhos das zumbas em comunidade”.

Nos espaços públicos, Eduardo contabiliza as estruturas da prefeitura. “Parece uma secretaria pequena com conceito amplo, mas ela é muito maior do que nós esperávamos e para isso é importante que a gente consiga aliar recursos, orçamentos e meios para que de fato a gente possa implantar isso na essência”. Ele destaca os mais populares. “Você vê a complexidade quando você inaugura 24 areninhas. Uma areninha no Vergel tem 40 times que utilizam esse espaço diariamente. Tem também a academia popular”.

Sem atuar como gestor há 15 anos, ele compara os períodos de agora com o que foi secretário na gestão de Cícero Almeida, em 2010. “A última vez que eu fui secretário foi em 2010, quando nós inauguramos o Lautenay Perdigão, o ginásio Arivaldo Maia, aquelas academias na rua. São momentos diferentes, os conceitos não mudam muito, mas o modelo de gestão é mais tecnológico”.

A pasta, de fato, tem orçamento. Mas como todo bom gestor, o novo secretário pondera que há dificuldades. “Tem R$ 8 milhões para utilização, que vai do custeio, a patrocínio e projetos, fundos. Isso é importante. Não é um uma coisa assim tão direta que você tem que atuar, você tem que ver o todo, desde a complexidade orçamentária financeira, como da complexidade do esporte. Se você analisar, o segmento esportivo ele é muito complexo, você tem da criança, do idoso, do deficiente. Implantar projetos nesse sentido é sempre um desafio”.

A reportagem da Tribuna Independente tentou contato também com o secretário Brivaldo Marques (PL), mas não obteve êxito até o fechamento desta edição.