Cidades

Tribuna Hoje conquista prêmios em duas categorias na 12ª edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo

Os jornalistas Lucas França e Valdete Calheiros ficaram em 2º lugar na Categoria Texto e o repórter fotográfico Edilson Omena, conquistou a mesma colocação na Categoria Fotojornalismo

Por Lucas França com Tribuna Hoje 04/10/2025 09h48 - Atualizado em 04/10/2025 14h03
Tribuna Hoje conquista prêmios em duas categorias na 12ª edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo
Da esquerda para á direita, os jornalistas Lucas França, Valdete Calheiros e o repórter fotográfico Edilson Omena - Foto: Cortesia

Jornalistas do Portal Tribuna Hoje, um produto da Cooperativa dos Jornalistas e Gráficos do Estado de Alagoas – Jorgraf, tiveram seus trabalhos reconhecidos em duas categorias da 12ª edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo. A cerimônia de premiação aconteceu na noite da última sexta-feira (3), no Salão de Festas Chez Marie, no Barro Duro, em Maceió.

Os repórteres Lucas França e Valdete Calheiros conquistaram o segundo lugar com a matéria: "Dedos que enxergam: TouchBraille revoluciona educação musical para pessoas com deficiência visual", que conta a história de um professor de Matemática e Educação Musical, natural de Limoeiro de Anadia, que nutria o desejo de ensinar pessoas com deficiência a tocar piano e teclado. A partir desse sonho, criou o projeto TouchBraille — um invento alagoano que tem revolucionado a educação musical no interior do estado.  Atualmente, cerca de 30 crianças são beneficiadas pela técnica nos municípios de Limoeiro de Anadia e Arapiraca. Segundo Leandro Freitas, criador do projeto, o "TouchBraille surgiu para minimizar o capacitismo e dar acessibilidade aos alunos que leem as partituras com os pés e ficam com as mãos livres para tocar os instrumentos". E o melhor: a ideia pode se transformar em uma startup de inovação e tecnologia, com potencial de impactar positivamente muitas outras vidas.

O repórter fotográfico Edilson Omena também conquistou o segundo lugar na categoria Fotojornalismo com a imagem "As mãos que moldam a economia de Alagoas", que ilustra a reportagem "Foi arte quem me quis", produzida por Lucas e Thayanne Magalhães.

Para o jornalista Lucas França, que já havia conquistado o segundo lugar na edição anterior do prêmio, o reconhecimento é especial, sobretudo por tratar-se de uma pauta voltada à inclusão social. "A premiação é importante, pois valoriza o trabalho dos profissionais da comunicação em Alagoas. E essa pauta, em especial, mostra que com as técnicas certas e o apoio de profissionais capacitados e apaixonados pelo que fazem, é possível transformar vidas. O TouchBraille mostrou que ninguém é incapaz de realizar seus sonhos por conta de uma deficiência. Estou muito orgulhoso deste trabalho e feliz por ele ter sido reconhecido pelos jurados", comentou.

Agraciados na edição de 2024, Lucas França e Valdete Calheiros vibraram mais uma vez este ano (Foto: Cortesia)



Lucas também destacou a parceria com Valdete Calheiros. "A gente consegue conciliar as nossas ideias em cada pauta. Não há liderança no projeto; é um material coletivo, e por isso tem a nossa assinatura. Trabalhamos com ética, dedicação e profissionalismo — e essas receitas acabam conquistando nossos personagens e leitores, resultando em prêmios como este. Foi um material que enfrentou dificuldades logísticas, não conseguimos estar in loco com todos os personagens nem pensar em fotos ou vídeos, mas mesmo assim não desistimos e fizemos da melhor forma, sempre alinhando com nossos entrevistados e especialistas", finalizou, dedicando o prêmio à sua família, namorada e amigos que sempre torcem por suas conquistas.

A jornalista Valdete Calheiros ressaltou que ganhar pelo segundo ano consecutivo ao lado do parceiro de trabalho Lucas França tem um significado especial. "Temos uma conexão forte, uma sintonia profissional que enxerga emoção por trás de cada pauta", enfatizando que  correria da rotina jornalística, as histórias factuais enchem os noticiários de forma automática, com apuração rápida, checagem dos fatos e publicação imediata. "No entanto, o leitor quer mais. As pessoas querem conhecer o mundo, sair de suas casas e visitar outros lares a partir da leitura das nossas reportagens. Desta vez, contamos um caso de empreendedorismo social — de alguém que sonhou e conseguiu transformar a realidade de pessoas que sequer acreditavam em si mesmas. O Sebrae reconheceu a grandiosidade da história e, entre 109 trabalhos jornalísticos, reconheceu o nosso", destacou, agradecendo primeiramente a Deus, à parceria cada vez mais sólida com Lucas França, e dedicando o prêmio ao professor e aos alunos do projeto TouchBraille. ''Dedico também ao Sebrae pela oportunidade e reconhecimento, e aos meus filhos, Gabriela e Valmir Gabriel, por entenderem que o amor da mãe também é dedicado ao Jornalismo. Este prêmio é, acima de tudo, um presente que meu pai, o também jornalista Valmir Calheiros, recebe lá no céu", concluiu, emocionada.

Também premiado em primeiro lugar na edição anterior, Edilson Omena não escondeu a emoção com a nova conquista. "Quero agradecer ao Sebrae por esse prêmio maravilhoso, à turma da Tribuna por acreditar no meu trabalho. Essa conquista é muito importante na minha carreira, porque hoje é difícil conseguir um prêmio — fazer matéria, pauta, tudo tem muitos desafios, e estou muito feliz. Agradeço a Deus também e digo que fotografia não é só chegar e clicar. Tem que ter olhar, ângulo, pensar no que vai fazer, pensar no leitor, nas pessoas que vão ver sua foto, pra só então clicar. É como se diz: ‘você está ciente de que as pessoas vão curtir a sua foto, que ela foi excelente e que vão votar nela. É isso’".

Edilson Omena conquistou o segundo lugar na Categoria Fotojornalismo (Foto: Cortesia)



Valdete e Lucas também agradeceram aos colegas da Jorgraf, em especial ao revisor de texto Bruno Martins, parceiro ao longo dos anos.

Reconhecimento e trabalho diário


A diretora comercial da Jorgraf, Marilene Canuto, ressaltou a importância da conquista: "Muito feliz com essa conquista dos nossos profissionais Lucas França, Valdete Calheiros e Edilson Omena. Sendo uma premiação do Sebrae, é para comemorar mesmo! Nossa cooperativa sendo evidenciada mais uma vez. Parabéns!"

O diretor administrativo-financeiro, Flávio Peixoto, também destacou o desempenho dos jornalistas: "Nosso desempenho no Prêmio Sebrae mostra o resultado do trabalho de profissionais abnegados que buscam levar o melhor do jornalismo profissional à sociedade alagoana. Duas conquistas — uma em texto e outra em fotografia — comprovam que estamos no caminho certo. Mérito de Lucas França, Valdete Calheiros e Edilson Omena."

O presidente da Jorgraf, José Paulo Gabriel, falou sobre a importância do trabalho ético e independente dos profissionais premiados: "Nossa cooperativa tem excelentes profissionais, todos capacitados e com potencial para crescer ainda mais. Eles fazem jornalismo com amor e respeito às histórias que contam. Lucas, Edilson e Valdete são alguns dos nossos destaques, mas temos muitos outros — cooperados ou colaboradores — que também exercem a profissão com louvor. Parabéns!"