Cidades
Sindicato dos Advogados Alagoas cobra a realização mutirões de perícias médicas e de implantação dos pagamentos de benefícios do INSS
Solicitação foi feita durante reunião realizada no prédio do órgão federal

Buscando dar mais celeridade na realização das perícias médicas e na implantação do pagamento dos benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), a diretoria e o presidente do Sindicato dos Advogados e Advogadas do Estado de Alagoas (Sindav/AL), Elias Ferreira, se reuniram com o gerente executivo do órgão em Alagoas, Delivan Almeida. O encontro aconteceu nesta quarta-feira (24), no prédio-sede do INSS, no Centro de Maceió.
A reunião foi solicitada pelo Sindav/AL, após advogados relatarem sobre a demora na realização das perícias médicas pelo INSS, em diversas situações, os usuários conseguem vagas, somente, para os meses de maio, junho e julho de 2026. Com isso, as pessoas, que têm o direito aos benefícios sociais ou previdenciários, estão passando por dificuldade de sobrevivência.
De acordo com o presidente do Sindav/AL a reunião buscou soluções conjuntas e eficientes para aprimorar os serviços, melhorar as condições de trabalho dos advogados e advogadas, tudo isso pensando em ampliar o acesso à justiça para população. “Esse prazo é muito longo, os usuários não podem esperar até 2026 para realizar uma perícia. Então viemos até o INSS para cobrar a redução dele, porque os beneficiários não podem esperar tanto tempo para realizar uma perícia, eles precisam desse benefício para suprir as despesas da casa, suprir as necessidades básicas da família, para sobreviver”, afirmou o presidente do Sindav/AL.
Durante a reunião, o INSS informou ao Sindav/AL que o mutirão de perícias médicas será realizado nos dias 04 e 05 de outubro, com 3.200 vagas.
Flávio Farias, diretor financeiro do Sindav/AL e conselheiro da OAB/AL, também esteve presente na reunião e destacou outro ponto tratado com o gerente executivo do INSS em Alagoas. “Também discutimos sobre a realização de um mutirão para implantação dos benefícios previdenciários, que é uma responsabilidade do INSS, e está levando um tempo fora da normalidade para serem efetivados, por isso, está causando impactos negativos para a população que tanto precisa desses valores” disse.
A diretoria do Sindav/AL também propôs que fosse organizado um mutirão para implantação dos benefícios judiciais, e ferramentas para o monitoramento do guichê virtual pela advocacia, beneficiando a comunidade jurídica e a sociedade.
Segundo Delivan Almeida, gerente executivo do INSS em Alagoas, o INSS está sempre aberto para receber o Sindav/AL e que é necessário manter esse canal de diálogo para levar melhorias à população. “Precisamos dessa parceria com o Sindav/AL para poder melhorar os nossos serviços tanto para os beneficiários como para a advocacia. Nos comprometemos em realizar esse mutirão para que possamos atender e fazer a implantação o mais rápido possível da implantação dos benefícios, para conseguirmos, aos poucos, reduzir o prejuízo da população”, disse.
Também estiveram presentes na reunião, os diretores especiais de relação com órgãos públicos do Sindav/AL, Francisco Pinto e Caio Cavalcante.
Mais lidas
-
1Suspenso
MP/AL derruba pretensão da Prefeitura de Maceió de controlar Cesmac
-
2Emocionante
Faustão usa cadeira de rodas para levar filha Lara ao altar; veja vídeo
-
3Julgamento
Julgamento de ação que pode cassar mandato de Paulão é suspenso no TRE/AL
-
4''Batalha Judicial''
Prefeitura de Maceió pode assumir controle do Cesmac a partir de 2026
-
5Neste sábado
1ª Corrida Alagoas Sem Fome arrecada cerca de 2 toneladas de alimentos para instituições do estado