Cidades

Tribuna Hoje fica em 3º lugar no Prêmio ABDE de Jornalismo na categoria texto

Ana Paula Omena, Lucas França e Valdirene Leão produziram a reportagem: “Quase 100% da indústria alagoana usa energia renovável”

Por Tribuna Hoje 08/11/2024 10h41 - Atualizado em 09/11/2024 11h00
Tribuna Hoje fica em 3º lugar no Prêmio ABDE de Jornalismo  na categoria texto
Ana Paula Omena, Lucas França e Valdirene Leão na redação do Portal Tribuna Hoje, em Maceió - Foto: Edilson Omena

A Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE) divulgou os vencedores da primeira edição do Prêmio ABDE de Jornalismo, concurso que tem como objetivo valorizar o jornalismo profissional, incentivando as produções de conteúdos sobre Desenvolvimento Sustentável da ONU, como a universalização do crédito, políticas públicas e inovação, entre outros temas relacionados ao Sistema Nacional de Fomento (SNF). E o portal Tribuna Hoje está entre os vencedores da primeira edição do prêmio. A reportagem: “Quase 100% da indústria alagoana usa energia renovável” dos jornalistas Lucas França, Valdirene Leão e Ana Paula Omena ficou com 3º lugar na categoria Texto Regional.

Ao todo, a iniciativa recebeu 157 inscrições de jornalistas das cinco regiões brasileiras e 21 estados. Destes, cinco, ou seja, o primeiro lugar de cada categoria receberá a premiação em dinheiro. Já os segundos e terceiros colocados recebem certificados e placas comemorativas.

Para Lucas França, o reconhecimento já é um prêmio muito grande. ''Ficar em 3º lugar em uma premiação nacional onde teve mais de 150 inscritos é ótimo. Mais um reconhecimento e em âmbito nacional. Não tem como ficar triste, sou só gratidão em saber que meu trabalho vem se destacando não só em Alagoas, e sim em todas as regiões do Brasil. A matéria mostrou a importância da sustentabilidade e de como as indústrias em nosso estado podem contribuir com um meio ambiente melhor, com menos poluentes. Mostramos que Alagoas sai na frente em todos os setores quando o assunto é o uso de energias renováveis, superando até mesmo o Brasil como um todo''. O jornalista gradeceu o apoio das colegas de pautas e acrescentou que o apoio familiar, da namorada e amigos, é essencial para o resultado que ele vem obtendo nas premiações local e nacional. ''Deus e eles que me incentivam a nunca desistir. E por isso, continuo trilhando e tendo este reconhecimento''.

Valdirene Leão também expôs a importância do reconhecimento nacional. ''Desde a minha volta à reportagem há um ano, este é o meu quarto reconhecimento. Mas é o primeiro nacional. E ter um trabalho reconhecido nesse nível é uma grande motivação para continuar empenhada em produzir reportagens especiais, que aprofundem os fatos e exponham detalhes de assuntos de interesse público. Com tanta desinformação promovida pelas redes sociais, é preciso cada vez mais mostrar que o Jornalismo é sem dúvida uma das profissões mais importantes na sociedade. Ela é necessária para mostrar a verdade dos fatos''.

A jornalista Ana Paula Omena expressou  satisfação e gratidão pelo reconhecimento na primeira edição do Prêmio ABDE de Jornalismo. "Alcançamos o terceiro lugar em meio a 157 inscritos de todo o país. Este prêmio é um testemunho do empenho, dedicação e profissionalismo de toda a nossa equipe, que se dedica diariamente para levar informação de qualidade ao público. Agradeço aos colegas de trabalho: Lucas França e Valdirene Leão pelo comprometimento em cada etapa desse processo, e aos organizadores do prêmio por valorizarem o nosso esforço''.

Os trabalhos inscritos foram avaliados por uma comissão julgadora composta por três profissionais renomados na área de comunicação, garantindo a imparcialidade e a excelência na avaliação dos trabalhos. Entre eles estão o presidente da Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABC Pública), Jorge Duarte; a sócia-fundadora da Oficina Consultoria, Patrícia Marins; e Luciano Milhomem, mestre em Comunicação e Cultura e com 20 anos de experiência em assessoria de comunicação para governos, empresas e organismos internacionais.

Os primeiros colocados selecionados pelo júri da premiação serão homenageados em uma cerimônia que ocorrerá no dia 2 de dezembro, em Brasília. Esta edição do prêmio conta com o apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

Diretores da Jorgraf acreditam que dedicação e ética profissional são diferenciais dos cooperados


Para José Paulo Gabriel, presidente da Cooperativa dos Jornalistas e Gráficos do Estado de Alagoas (Jorgraf), detentora do Jornal Tribuna Independente, Portal Tribuna Hoje, TV Web Tribuna e o Podcast Tribuna Pod, os jornalistas cooperados e colaboradores estão sendo reconhecidos pelo trabalho ético feito com dedicação e fidelidade aos fatos apurados.

''Nossos jornalistas vêm se destacando tanto nas premiações locais quanto nas nacionais, e isso porque fazem um trabalho ético e com uma apuração aprofundada dos fatos. Eles seguem com o compromisso de levar aos seus leitores um trabalho digno e feito com responsabilidade social e profissional'', pontuou Gabriel.

O diretor administrativo-financeiro, Flávio Peixoto também ressaltou à importância da conquista do ABDE. ''Essa conquista obtida pelos jornalistas da Jorgraf mostra, mais uma vez, um resultado destacado em um prêmio nacional de jornalismo. Principalmente por tratar de um tema tão relevante, mostrando que em Alagoas as indústrias estão usando energia renovável para diminuir os efeitos ao meio ambiente. Estamos muito orgulhosos por essa vitória''.

A diretora comercial, Marilene Canuto disse se sentir honrada e feliz com a conquista dos jornalistas. "Me sinto muito honrada e feliz em ver mais uma conquista que eleva o nome da Jorgraf ao patamar nacional. Esse reconhecimento mostra que nossos repórteres fazem um Jornalismo profissional e de qualidade''.

Confira abaixo todas as matérias premiadas nesta primeira edição do ABDE

Texto Nacional


1º lugar – Samuel Eli Araujo Pimental, do jornal e portal O POVO, com a reportagem “Especial Retratos do Bolsa Família”

2º lugar – Luiz Phillipe de Araújo Barbosa, da Agência Estado – Broadcast/Estadão, com a reportagem “Aumento de Crédito para a prefeitura força pegadas ambiental em investimento”

3º lugar – Allan Leite Ravagnani, da revista Carta Capital, com a reportagem “Incentivo à Inovação”

Texto Regional


1º lugar – Julio Cezar Huber, do Jornal O Noticiário, com a reportagem “Indicações Geográficas: produtos tradicionais e únicos são reconhecidos e incrementam a renda de pequenos negócios”

2º lugar – Núbya Mara da Silva Oliveira, do Jornal O Tempo, com a reportagem “Pequeno negócio avança com mais acesso a crédito no turismo”

3º lugar – Valdirene Leão, Lucas França e Ana Paula Omena, do Jornal Tribuna Hoje, com a reportagem “Quase 100% da indústria alagoana usa energia renovável”


Áudio Nacional:


1º lugar – Denise de Mello, da Rádio Banda B, com a reportagem “O Mercado de crédito brasileiro ganha força no cooperativismo”

2º lugar – Josafá Bonifácio da Silva Neto, da Rádio UFS, com a reportagem “HV2: o hidrogênio verde e a ciência brasileira na descarbonização do planeta”

3º lugar – Bruno Pinheiro Faustino, da Rádio Negócio Rural, com a reportagem “Carne de sol – Tradição e inovação em Montanha”

** No caso de áudio, conforme previsto em edital, não houve formação de banca na categoria regional, e todos os trabalhos estavam enquadrados na categoria nacional.

Vídeo Nacional


1º lugar – Filipe França Ferreira Guedes, do Grupo Meio de Comunicação, com a reportagem “Tijolo Ecológico: produto sustentável pode ajudar na construção civil”

2º lugar – Danilo Moliterno Milton, da CNN Brasil, com a reportagem “BNDES impulsiona investimento e inovação em saúde no Brasil”

3º lugar – César Augusto Furlan Dassie, do Programa Globo Rural da TV Globo, com a reportagem “Mel orgânico: o ouro do Piauí”

Vídeo Regional


1º lugar – Aline de Oliveira Lima, da TV Verdes Mares, com a reportagem “Artesanato – tradição de muitas mãos”

2º lugar – Hermes de Luna e Silva, da TV Correio/Record, com a reportagem “As novas fronteiras das energias renováveis na Paraíba”

3º lugar – José Arnaldo de Araújo Filho, da TV Verdes Mares, com a reportagem “Agricultores investem em energia sustentável e dão novo rumo para os negócios, com a ajuda de programa de financiamento”