Cidades

Morre aos 63 anos, a mãe de santo Yalorixá Vera

10/09/2022 12h34
Morre aos 63 anos, a mãe de santo Yalorixá Vera
Yalorixa Veronildes Rodrigues , conhecida como Mãe Vera - Foto: Divulgação

Morreu aos 63 anos, a sacerdotisa Veronildes Rodrigues da Silva, mais conhecida como Mãe Vera. Ela estava hospitalizada no Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, e faleceu na manhã deste sábado (10). 

O velório da Yalorixá acontece a partir das 15h no terreiro Abassá de Angola Oya Igbale - no Conjunto Otacílio de Holanda, quadra D, número 51, na Cidade Universitária, parte alta de Maceió. 

O sepultamento será às 11h do domingo (11), no Cemitério São Luiz, na Colina dos Eucaliptos. 

Homenagens foram publicadas nas redes sociais destacando a sua força ancestral em prol do fortalecimento, libertação, autonomia e educação popular do povo negro alagoano.

O Movimento Negro Unificado de Alagoas deixou sua mensagem: "Pedindo a licença pra transpor com o silêncio que esse momento impele, é que prestamos nossa homenagem a Iyálorixá Vera d'Oyá. Mulher que dedicou-se em mobilizar o saber e a força ancestral em prol do fortalecimento, libertação, autonomia, educação popular do povo negro alagoano e de todos aquelus que a procuraram. Nem mesmo o ataque racista que invadiu, depedrou e violou seu Ilê- terreiro, foi capaz de aplacar o desejo e a luta desta Iyá. Mãe Vera, como é comum nenê conhecida, regressa ao Olorun nos braços de Orixá, na certeza de que Oyá Balé está a conduzindo com todo amor e proteção que ela merece".

"A luta de Mãe Vera jamais será esquecida. Iku, soberano que é cumpriu sua tarefa. Mas os ventos que Mãe Vera soprou, continuarão a serem sentidos por todos nós.O povo negro, a comunidade de axé/asè de Alagoas presta toda honraria digna à Rainha que regressa à Olorum fortalecendo a rede de luta e afeto promovida por ela".