Saúde

Sesau inicia nesta terça-feira (12) o Projeto "Conheça o Samu"

Ação vai ocorrer a partir das 9h, no Calçadão do Comércio, no Centro de Maceió

Por Fonte: Assessoria 11/09/2017 20h41
Sesau inicia nesta terça-feira (12) o Projeto 'Conheça o Samu'
Reprodução - Foto: Assessoria

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) inicia nesta terça-feira (12), às 9h, no Calçadão do Comércio, no Centro de Maceió, o “Projeto Conheça o Samu”. O objetivo da ação, que prossegue até a sexta-feira (15), é levar informações à sociedade e mostrar os serviços que são prestados à população para uma melhor interação com a comunidade.

Durante cinco dias, sempre a partir das 9h, a Sesau irá mostrar a sociedade como atuam os socorristas para salvar a vida de centenas de alagoanos, principalmente os que são vítimas de acidentes de trânsito. Também será evidenciado que o Samu Alagoas possui duas Centrais, sendo uma em Maceió e outra em Arapiraca, além de Bases Descentralizadas espalhadas por todo o Estado, a cada 30 km.

Ainda durante o evento, serão enfocadas as orientações que são prestadas sobre as emergências mais comuns, quando, por exemplo, uma pessoa tem um engasgo por alimento. Também será mostrado como os socorristas agem em casos de queimaduras, choques elétricos e quais os procedimentos que devem ser adotados no caso de paradas cardíacas.

A problemática dos trotes feitos para o Samu diariamente também será evidenciada. Isso porque, eles impedem que o serviço seja prestado com mais agilidade à população. Isso porque, em média, 70% das ligações recebidas são trotes, o que impede, muitas vezes, o atendimento da população com agilidade.

Para se ter ideia, somente na sexta-feira (8), das 1.133 ligações recebidas, 691, ou seja, 60,99%, foram de trotes, segundo informou o supervisor do Samu Maceió, Dárbio Alvim. “Nosso maior objetivo é que a população possa conhecer melhor os nossos serviços e seja parceira, sabendo como o serviço funciona, o que realizamos e quando deve ser acionado pelo telefone 192”, destacou o supervisor geral do Samu, Dárbio Alvim.

De acordo com a coordenadora de Enfermagem do Samu Maceió, Beatriz Santana, até sexta-feira (15), uma equipe de profissionais ficará à disposição para tirar as dúvidas da população. Também serão apresentadas as estatísticas e os serviços que o Samu presta, por meio de um simulado. O Projeto Samu nas Escolas, desenvolvido em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), também será apresentado e uma equipe de Enfermagem estará à disposição dos visitantes para fazer testes de glicemia e medição da pressão arterial.