Política

Ex-presidente Lula aconselha Moro, que rebate: "Não é momento de discursos"

Lula quis falar sobre a palavra "denegrir" ao juiz federal

Por Fonte: R7 13/09/2017 17h59
Ex-presidente Lula aconselha Moro, que rebate: 'Não é momento de discursos'
Reprodução - Foto: Assessoria

O juiz federal Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba, chamou a atenção do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta quarta-feira (13), durante depoimento na Justiça Federal da capital paranaense para explicar a compra de um terreno para o instituto Lula e um apartamento em São Bernardo do Campo (SP).

Os imóveis teriam sido bancados pela Odebrecht, em troca de facilitações em contratos com a Petrobras. Antes de o ex-presidente começar a falar, Moro advertiu: "Só assim senhor presidente, não é momento de campanha, não é momento de discursos".

Mesmo com o aviso do juiz federal, Lula continuou e disse: "Com todo e profundo respeito que tenho toda vez que eu sento aqui, toda vez que eu saio daqui ou cada vez que ligo a televisão, vejo as pessoas fazendo campanha contra mim;...".

— Aliás um conselho: o senhor usa a palavra "denegrir" contra o advogado da Espanha que fez acusações, que o senhor não consultou. Politicamente não é correto falar denegrir porque o movimento negro do País não gosta.

Moro voltou a ser incisivo: "Senhor presidente, não é para campanha, não é para fazer declarações, o que o senhor quer dizer sobre a denúncia?"

Delação de Palocci

Em suas alegações finais, o ex-presidente mirou o ex-ministro Antônio Palocci, que fez acusações contra o colega petista durante depoimento ao mesmo juiz Sérgio Moro. Preso na Operação Lava Jato, Palocci negocia acordo de delação premiada.

— Parece que tem uma caça às bruxas. Tenho lidado com muita paciência, eu vi o depoimento do Palocci e eu não falei nada. [...] Muita gente achou que eu ia chegar aqui com muita raiva [...]. O que não pode é que se você não quis assumir a tua responsabilidade pelos fatos ilícitos que você fez, não jogue em cima dos outros.

Em seguida, o ex-presidente concentrou críticas ao MPF (Ministério Público Federal): "O Ministério Público, ligado à Lava Jato, [entraram num processo], vocês estão com dificuldades de sair".

— Então o objetivo é tentar encontrar alguém para tentar me criminalizar. Esse é o objetivo.

Lula, porém, voltou a falar de Palocci: "Existe uma caça às bruxas, eu fiquei preocupado com a delação do Palocci".

— Ele podia ter dito eu fiz isso ou fiz aquilo. Ele dizia: "Não é que eu sou santo", e pau no Lula. É um jeito de você conquistar veracidade na sua fala. Eu fiquei com pena disso. Quero dizer ao MPF que vou enfrentar todas as açõs que vocês fizeram, criticando sempre, porque as denúncias não procedem.

Mira no MPF

Lula não poupou críticas ao Ministério Público Federal: "Acho que vocês estão refém de uma coisa grave para o Poder Judiciário Brasileiro. Nós estamos vendo o que está acontecendo com o Janot". Mas, Moro, mais uma vez o interrompeu.

— Senhor ex-presidente, se o senhor for fazer discursos, vou lhe tirar a palavra. [...] Esse é um processo que envolve essa acusação específica. Não tem nada a ver com Brasília, não tem nada a ver com Janot, não tem nada a ver com imprensa.