Política

AMA reúne prefeitos e INSS para explicar nova plataforma

"INSS Digital" deve garantir análise de solicitações de aposentadoria em único dia

14/08/2017 11h24
AMA reúne prefeitos e INSS para explicar nova plataforma
Reprodução - Foto: Assessoria

Foi realizada na manhã desta segunda-feira (14), na sede da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), uma reunião para explicar o funcionamento do “INSS digital”, nova plataforma do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A promessa é que o recurso vai agilizar a análise de aposentadoria para um único dia.

Segundo Edgar Barros, gerente do INSS em Alagoas, os trabalhadores que desejem se aposentar não mais precisarão se dirigir até uma agência do órgão. “Tudo será feito na própria empresa ou nos sindicatos e prefeituras. Através dessa plataforma, toda documentação é enviada ao INSS e o prazo para o término da análise da solicitação, que hoje é de até 45 dias por força de lei, será concluída em um”.

Ainda de acordo com Edgar Barros, as atuais agências físicas do INSS não serão fechadas.

“Estamos, inclusive, expandido o número de agências aqui em Alagoas. Atualmente temos 40 e temos mais três em vias de criação. A plataforma ‘INSS Digital’ só dará mais agilidade às solicitações de aposentadoria, seja às empresas, seja aos trabalhadores”, afirma o gerente do INSS em Alagoas.

O presidente da AMA, Hugo Wanderley, ressalta que mesmo os municípios que com regime previdenciário próprio possuem forte relação com o INSS e, portanto, é de interesse dessas localidades investir na aplicação da nova plataforma.

“Só para ter uma ideia, na minha cidade, Cacimbinhas, o INSS injeta mais dinheiro na economia que o FPM [Fundo de Participação dos Municípios]. Em se tratando de servidores das prefeituras, os comissionados e terceirizados fazem parte do regime geral da previdência”, diz Hugo Wanderley.

INSS DIGITAL

O INSS Digital pode ser acessado pelo endereço eletrônico: meu.inss.gov.br e a primeira fase de expansão da plataforma envolve 300 agência em todo o país.