Educação

24 de novembro de 2017 12:54

Flexibilidade e mensalidades baixas são os principais atrativos para escolha do EaD

Conclusões são do estudo elaborado pelo Quero Bolsa, principal programa de inclusão de estudantes no Ensino Superior do País

Na próxima segunda-feira (27) será comemorado o Dia Nacional da Educação a Distância (EaD). Responsável atualmente pela formação de 15% dos universitários do País, segundo dados do Ministério da Educação (MEC), a modalidade ganha a cada ano maior adesão e relevância entre os brasileiros. Visando entender a motivação para escolha dos cursos semipresenciais e a distância, o Quero Bolsa – principal plataforma de inclusão ao Ensino Superior – coletou a opinião de 3.400 alunos e descobriu que a flexibilidade da carga horária (44%), as mensalidades mais acessíveis (27%) e a localização do polo de apoio presencial (11%) são os fatores que mais pesam na decisão de se matricular.

Os dados fazem parte da última edição do “Panorama Quero Bolsa do Ensino Superior Privado no Brasil”, estudo que mensura os principais indicadores do setor, e que também mapeou os índices de satisfação dos estudantes matriculados na modalidade. Em relação ao conteúdo do curso, 79% dos respondentes consideram excelente ou bom e 17% aprovam de forma moderada. Somente 2% apresentam insatisfação. “O resultado mostra que os investimentos realizados pelas faculdades nos últimos anos para elevar a qualidade dos cursos EaD pouco a pouco estão surtindo efeito”, avalia André Narciso, diretor financeiro da empresa e responsável pelo levantamento.

Muito embora a avaliação geral do curso a distância pelos alunos seja altamente positiva, o executivo alerta para o fato de o ambiente virtual ser o item com maior grau de insatisfação.

Na divisão por estado sobre a avaliação do curso, faculdade e professores dos cursos a distância, os estudantes da Paraíba, Rondônia, Amapá e Rio Grande do Norte são os mais satisfeitos com a modalidade. Já os respondentes dos estados de São Paulo, Tocantins, Acre, Alagoas e Roraima apontam necessidades de melhorias.

Inflação

Além de coletar a visão dos estudantes, o estudo do Quero Bolsa apurou que o reajuste médio nas mensalidades do EaD foram de 3,8% no 2º semestre de 2017, em comparação ao mesmo período do ano passado. O resultado ficou abaixo dos cerca de 4% registrados pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) no intervalo, mas acima da variação registrada pelos cursos presenciais (1,2%).

Segundo Narciso, a explicação se dá pela demanda mais aquecida. “Como os cursos a distância são tipicamente mais baratos do que os presenciais, estudantes com restrições orçamentárias acabam buscando mais essa modalidade em períodos de crise”, argumenta.

Bolsas de estudos

Os interessados em iniciarum curso a distância a partir do 1º semestre de 2018 podem contar com o auxílio do Quero Bolsa. Em todo País existem milhares de vagas na modalidade, com descontos de até 70% nas mensalidades, em instituições como Unicesumar, Unopar, Uniasselvi, Cruzeiro do Sul, Laureate, Estácio, Brás Cubas, entre outras. Parte da oferta de bolsas possui condições especiais e é identificada no site com o ícone “Matrícula Antecipada”. O benefício é válido até o final do curso.

Mais informações podem ser consultadas pelo site www.querobolsa.com.br ou por meio da central de atendimento, no telefone 0800 123 2222, de segunda a sexta-feira, entre 8h e 22h, e aos sábados, das 9 às 13 horas (horário de Brasília).

Sobre o Quero Bolsa

O Quero Bolsa (www.querobolsa.com.br) é o principal programa de inclusão para quem pretende ingressar no Ensino Superior com disponibilidade de bolsas de estudos de até 70% de desconto em cursos de graduação, pós-graduação, profissionalizantes e técnicos, em mais de 1.150 instituições de ensino parceiras no País. A plataforma também traz aos interessados desde informações de faculdades, cursos e comparativo de preços, até dicas de estudo e carreiras. Além do site, a empresa conta com aplicativo móvel disponível nos sistemas Android e iOS.

O melhor atendimento do Brasil – Em 2017, o Quero Bolsa recebeu o título de Melhor Atendimento do Brasil – Prêmio Especial Equipe Campeã, consagrando-se um grande vencedor do Prêmio Época Reclame Aqui. O Quero Bolsa tem os melhores índices de atendimento do portal Reclame Aqui, graças ao seu conceito de suporte humanizado, seja por telefone, e-mail, redes sociais ou chat. É a segunda vez que a empresa recebe esse reconhecimento, considerado o Oscar do atendimento brasileiro. Em 2015, o Quero Bolsa foi o vencedor do Prêmio Época Reclame Aqui na categoria Educação.

Fonte: Assessoria

Comentários