Economia

Bovespa sobe após definição de data de julgamento de Lula em 2ª instância

Sessão é marcada ainda por vencimento de opções sobre o Ibovespa e sobre o índice futuro, o que pode ajudar a trazer alguma volatilidade aos negócios

Por G1 13/12/2017 16h59
Bovespa sobe após definição de data de julgamento de Lula em 2ª instância
Reprodução - Foto: Assessoria

O principal índice da bolsa paulista opera no azul nesta quarta-feira (13), mantendo o tom positivo do fechamento da véspera, após a definição da data para julgamento de recurso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em ação referente ao tríplex no Guarujá.

A sessão é marcada ainda por vencimento de opções sobre o Ibovespa e sobre o índice futuro, o que pode ajudar a trazer alguma volatilidade aos negócios.

Às 13h05, o Ibovespa subia 0,72%, a 74.3422 pontos.

Na véspera, o índice ganhou força rumo ao fechamento, após o Tribunal Regional Federal da 4ª Região marcar para 24 de janeiro o julgamento de recurso de Lula, da ação em que foi condenado em primeira instância pelo juiz Sérgio Moro a 9 anos e 6 meses de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro no caso envolvendo o apartamento no Guarujá.

"Se a sentença for mantida, Lula, na teoria, pode ficar inelegível para as eleições de 2018", escreveram analistas da corretora Guide Investimentos, acrescentando, no entanto, que ficar inelegível ou não é uma decisão que caberá ao TSE.

"Embora possa fazer preço nos mercados, parece-nos simplista pensar que a decisão do TRF-4 (que caminha rápido, e deve confirmar a condenação de Moro), por si só, será o fim da novela", completaram.

Embora a notícia sobre o julgamento de Lula tenha tomado os holofotes no final dos negócios da véspera, as articulações para a votação da reforma da Previdência ainda segue no radar e tem potencial para continuar provocando volatilidade aos negócios.

Nesta sessão, o PSDB se reúne para discutir, entre outras questões, a posição do partido sobre a reforma da Previdência.