Cooperativas

30 de Abril de 2018 17:37

Cooperativas geram emprego e renda em todo o Paraná

As 221 cooperativas registradas na entidade são responsáveis pela geração de 3,8 milhões de postos de trabalho, dos quais mais de 92 mil empregos diretos

↑ Foto: C.Vale

Nesta terça-feira (01/05) é comemorado o Dia do Trabalho. O Sistema Ocepar presta homenagem aos trabalhadores, desejando um feliz dia a todos, especialmente aos ligados ao cooperativismo. As 221 cooperativas registradas na entidade são responsáveis pela geração de 3,8 milhões de postos de trabalho, dos quais mais de 92 mil empregos diretos. Em cerca de 100 dos 399 municípios do Estado, as cooperativas são as maiores empresas, proporcionando resultados positivos e contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico das regiões onde estão instaladas e, por extensão, à toda a população paranaense. Em 2017, o setor alcançou faturamento de R$ 70,3 bilhões.

O Dia do Trabalho – O Dia do Trabalho, comemorado no Brasil e em várias partes do mundo em 1º de maio. No Brasil, existem relatos de que a data é comemorada desde o ano de 1895. Porém, foi somente em 26 de setembro de 1924 que esta data tornou-se oficial, após a criação do decreto nº 4.859 do então presidente Arthur da Silva Bernardes. Neste decreto, Arthur Bernardes estabeleceu a data como feriado nacional, que deveria ser destinado à comemoração dos mártires do trabalho e confraternização das classes operárias.

Vargas – Porém, nas décadas de 1930 e 1940, o presidente Getúlio Vargas passou a utilizar a data para divulgar a criação de leis e benefícios trabalhistas. O caráter de protesto da data foi deixado de lado, passando assumir um viés comemorativo. Vargas passou a chamar a data de “Dia do Trabalhador”. (Com informações do Portal Brasil e site Sua pesquisa.com)

 

Fonte: Assessoria

Comentários

MAIS NO TH