Cooperativas

22 de novembro de 2017 16:09

Ações da Sedetur beneficiam desenvolvimento e turismo no Alto Sertão

Ações voltadas para artesãos e pequenos produtores estão na programação do 8º Governo Presente

↑ Potencializar o turismo no Alto Sertão será uma das ações da Sedetur no Governo Presente (Foto: Assessoria)

Chegou a hora de o Alto Sertão de Alagoas receber a diversidade de atividades desenvolvidas pelo Governo do Estado durante a 8ª edição do Governo Presente. O evento, que ocorre nos dias 23, 24 e 25 de novembro, contará com ações de artesanato, empreendedorismo, incentivo à agricultura familiar e turismo, promovidas pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur).

Nesta quinta-feira (23), o secretário Rafael Brito e a primeira-dama do Estado, Renata Calheiros, participam da solenidade de entrega das carteiras de artesãos e colocação das placas de sinalização do projeto Alagoas Feita à Mão, realizada no Centro do Artesanato de Piranhas, às 11h.

Em seguida, será inaugurada a sinalização turística da cidade de Olho d’Água do Casado. Às 14h30, os pequenos produtores da região serão beneficiados com a liberação de crédito da Desenvolve – Agência de Fomento de Alagoas, além do encerramento do projeto Gestão Coopmais, responsável pela profissionalização e gestão das cooperativas, associações de produção e negócios de pequeno porte. O evento contará com a presença do governador Renan Filho.

No mesmo dia, o gestor da pasta, Rafael Brito, e o governador Renan Filho, irão inaugurar a nova unidade de beneficiamento da Cooperativa dos Produtores de Mel, Insumos e Derivados Apícolas em Alagoas (Coopeapis) – que contará, também, com a implantação de uma placa solar fotovoltaica –  além de concretizar a continuidade do Programa de Arranjos Produtivos Locais de Alagoas (PAPL). O evento ocorre às 16h, em Piranhas.

Mais ações

Já na sexta-feira (24), às 08h30, em Delmiro Gouveia, o secretário e o governador participam de um encontro com o trade turístico da região para discutir ações de fomento voltadas para a atividade, além da assinatura de inauguração do Juceal Express e entrega de carteiras dos artesãos da cidade.

A Sedetur e a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) tem, ainda, um encontro com empresários locais. À tarde, Rafael Brito realiza visita ao Engenho São Lourenço, em Água Branca, e ao Hotel Aline, em construção na cidade de Delmiro Gouveia.

Ainda em Delmiro, o secretário participa do lançamento do projeto de empreendedorismo Em Ação 2018, e da inauguração do sistema solar implantado na Igreja Nossa Senhora do Rosário. Os eventos ocorrem às 13h e 18h, respectivamente.

Durante a programação do Governo Presente, a equipe da Superintendência de Energia e Mineração (SUEM) da Sedetur realizará, simultaneamente, palestras em parceria com a Companhia Energética de Alagoas (Ceal) para estimular o uso consciente de eletricidade nas cidades de Delmiro Gouveia e Piranhas.