Cidades

16 de Maio de 2018 12:52

Mais de 50 mil beneficiários ainda não pegaram seu kit digital

Quem não estiver preparado para receber o sinal digital até o dia 30 de maio ficará sem ver TV aberta

↑ Mutirão Seja Digital

O clima é de contagem regressiva para o desligamento do sinal digital da TV aberta. Em Maceió e região metropolitana quase 50 mil kits ainda não foram entregues a quem tem direito a recebê-lo.

Além de Maceió, o sinal analógico de TV será desligado em outros 12 municípios da região: Atalaia, Barra de Santo Antônio, Barra de São Miguel, Coqueiro Seco, Marechal Deodoro, Messias, Paripueira, Pilar, Rio Largo, Santa Luzia do Norte, São Miguel dos Campos, Satuba.

Rafaela Pontes, gerente-regional do Seja Digital, explicou que no próximo dia 30 de maio, o sinal analógico de televisão será desligado nestes municípios e após essa data, a programação dos canais abertos será transmitida apenas pelo sinal digital.

Ela cita que o número ainda alto de kits a serem entregues tem duas variáveis como, por exemplo, o nível de instrução das pessoas, outra é que brasileiro deixa tudo para a última hora.

Para continuar assistindo à programação, todas as residências de Maceió e das 12 cidades citadas, precisam estar com o aparelho de televisão preparado com conversor, que pode ser embutido na TV ou externo, além de uma antena digital. Os equipamentos podem ser encontrados no varejo local e são de fácil instalação. Quem não estiver preparado para receber o sinal digital ficará sem ver TV.

Além de a pessoa receber o kit gratuitamente ainda estará concorrendo a um valor de R$ 2 mil em crédito participando da promoção “Instalação Premiada”. O último sorteio será dia 30 de maio.

Após a instalação do kit e a realização da busca de canais, clica na tecla no meio do controle remoto, vai aparecer uma bolinha com o nome Seja Digital, posteriormente virá um código, com ele em mãos liga para o 147 ou acessa o site, e cadastra o número passando a concorrer a R$ 2 mil em prêmios.

Para aquelas pessoas que não puderam ir buscar seu kit no dia do agendamento poderão reagendar com o número do protocolo.

QUEM TEM DIREITO

As famílias de menor renda atendidas por um dos 20 programas do Governo Federal devem verificar se têm direito a receber um kit gratuito, com antena digital e conversor e controle remoto. A população deve acessar o site sejadigital.com.br/kit ou ligar gratuitamente para o número 147 com o NIS (Número de Identificação Social) em mãos. Se o nome estiver na lista, é só escolher o dia, horário e local para retirar os equipamentos que permitem que televisores antigos tenham acesso ao sinal digital.

SOBRE A SEJA DIGITAL

A Seja Digital (EAD – Entidade Administradora da Digitalização de Canais TV e RTV) é uma instituição não governamental e sem fins lucrativos, responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para o sinal digital da televisão no Brasil. Criada por determinação da Anatel, tem como missão garantir que a população tenha acesso à TV Digital, oferecendo suporte didático, desenvolvendo campanhas de comunicação e mobilização social e distribuindo kits para TV digital para as famílias cadastradas em programas sociais do Governo Federal. Também tem como objetivos aferir a adoção do sinal de TV digital, remanejar os canais nas frequências e garantir a convivência sem interferência dos sinais da TV e 4G após o desligamento do sinal analógico. Esse processo teve início em abril de 2015 e, de acordo com cronograma definido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, mais de 1300 municípios terão o sinal analógico desligado até 2018.

Fonte: Tribuna Hoje / Ana Paula Omena

Comentários

MAIS NO TH