Cidades

22 de novembro de 2017 15:13

Historiador debaterá importância da Revolução Russa no ano do centenário [1917-2017]

Debate tem como tema: Ecos da Revolução Russa no mundo e no Brasil e acontecerá quinta-feira na sede do Sindicato dos Bancários de Alagoas

↑ Natanael Sarmento, participará das comemorações do centenário da Revolução Russa, em Maceió (Foto: Assessoria)

O historiador e advogado Natanael Sarmento, participará das comemorações do centenário da Revolução Russa, em Maceió. O debate tem como tema: Ecos da Revolução Russa no mundo e no Brasil. Será no dia 23 (quinta-feira) de novembro, às 19 horas na sede do Sindicato dos Bancários de Alagoas.

Sarmento é Doutor em História pela Universidade Federal de Pernambuco (1998). Bacharel em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco (1978). Pós graduado lato sensu, em Direito, pela Escola Superior da Magistratura de Pernambuco (1995) e AVM – Faculdade Integrada RJ (2012).

O historiador, na década de 1980, estudou na Escola Internacional de Quadros do Partido Comunista da União Soviética, com longa militância acadêmica e política no estado de Pernambuco, tendo sido dirigente do PCB naquele estado. Ecos da Revolução Russa no mundo e no Brasil é o tema que vem debatendo em vários estados. “ a importância da Revolução Russa para o mundo no século XX, é mesmo após o fim da URSS, motivo de discussão e de reflexão a ser feita pelos comunistas e pela esquerda. É com esse proposto que me disponho a caminhar pelo país discutindo esse fato histórico relevante para a humanidade”, disse Natanael Sarmento.
Lançamento do Livro

Às Armas, Camaradas é o titulo da trilogia cujo primeiro volume foi lançado em 2016 (Editora Sarau das Letras, 184 p.), o segundo volume lançado em 2017 (Sarau das Letras, 284p.), trata da Insurreição militar dirigida pelo PCB em Natal, no Rio Grande Norte, registrando episódios curiosos, poucos conhecidos e outros, inéditos, dessa história.

O segundo volume aborda a Insurreição em Pernambuco, e contextualiza a situação política internacional, nacional e local, a Rebelião do 29 BC, a Batalha do Largo da Paz, a luta solitária de Gregório Bezerra, na tomada do Quartel general da 7ª Região Militar, no centro do Recife.
O livro será lançado após o debate

Serviço:
Natanael Sarmento é advogado e historiador, professor da Universidade Católica de Pernambuco.
O lançamento será durante a palestra Ecos da Revolução Russa no mundo e no Brasil.
Dia 23 de novembro (quinta-feira)
Local: Sindicato dos Bancários de Alagoas
Horário: 19 horas

Fonte: Tribuna Hoje com assessoria