Cidades

Eletrobras alerta para a operação de máquinas e tratores junto à rede elétrica

Por Assessoria 30/07/2017 09h19
Eletrobras alerta para a operação de máquinas e tratores junto à rede elétrica
Reprodução - Foto: Assessoria

Nas áreas rurais, é comum a utilização de máquinas e tratores em plantações, especialmente os de grande porte, como as colheitadeiras, mas é preciso tomar muito cuidado para que eles não toquem a rede elétrica. O alerta é da Eletrobras Distribuição Alagoas na XI Semana Nacional de Segurança.

O contato de máquinas com cabos energizados pode ocasionar graves acidentes e falta de energia. Os operadores das máquinas devem ficar atentos aos estais, aqueles cabos de aço instalados para ajudar na fixação de postes e torres de energia. Eles não devem ser cortados nem trocados de lugar, sendo fundamental que se mantenha distância deles.

Eficiência Energética: Ao comprar eletrodomésticos, uma boa dica é dar preferência aos modelos que têm o selo do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel). Eles consomem menos energia e apresentam índices melhores de eficiência.

Para ganhar o selo Procel, os equipamentos são submetidos a ensaios em laboratórios indicados pela Eletrobras. O Inmetro também é um parceiro deste programa, coordenado pelo Ministério de Minas e Energia, que visa estimular a eficiência e combater o desperdício. Manutenções periódicas nos eletrodomésticos também são um importante aliado para o uso eficiente da energia.