Turismo

Operação Praia Limpa: SEMSC reordena jangadas da orla de Maceió

Ação de reordenamento recolhe jangadas e materiais inservíveis que ocupam faixa de areia das praias de Pajuçara e Jatiúca

Por Camila Barbosa / Ascom SEMSC 20/09/2023 18h24
Operação Praia Limpa: SEMSC reordena jangadas da orla de Maceió
Apenas as embarcações em condições de uso para a realização dos passeios devem permanecer no local - Foto: Secom Maceió

A Secretaria Municipal de Segurança Cidadã (SEMSC) realizou, nesta quarta-feira (20), mais uma etapa da Operação Praia Limpa, reordenando as jangadas atracadas na orla de Maceió. Hoje foram retiradas jangadas abandonadas e materiais inservíveis da faixa de areia da Praia de Pajuçara. Nesta quinta-feira (21), será feito o mesmo serviço na Praia da Jatiúca.

O secretário de Segurança Cidadã, Eduardo Marinho, destaca que todo o trabalho está sendo realizado em conjunto com os jangadeiros. “O reordenamento acontece em parceria com a Colônia de Pescadores, com a compreensão dos jangadeiros. Essa é mais uma ação da Prefeitura de Maceió que visa organizar essa atividade, que é tão importante para o turismo da nossa cidade. A organização deles é fundamental para a valorização dos jangadeiros e das suas atividades”, explica o secretário.

Dentre os materiais recolhidos, além das jangadas abandonadas, estão freezers, geladeiras e até caixas d’água que eram usadas irregularmente como depósito. Valdécio Nascimento, subsecretário de Convívio Social, diz que o objetivo é proporcionar aos jangadeiros um ambiente organizado e limpo. “Tanto os turistas quanto os moradores de Maceió vão conseguir ir à praia e encontrar um ambiente ordenado e limpo e assim aproveitar nossa capital da melhor forma possível, contemplando nossas belas praias e nossos jangadeiros oferecendo os melhores passeios”, disse.

A presidente da Colônia de Pescadores Z-01, Maria Aparecida, reafirma que essa é uma ação conjunta entre o poder público municipal e a Colônia de Pescadores. “Tivemos uma reunião antes com todo mundo que está envolvido na limpeza da orla. Hoje eles estão retirando o que não é usado, o que está em uso ninguém vai tirar. A gente precisa desse apoio no inverno e no verão, porque tudo isso só vai deixar Maceió ainda mais bonita”, disse a presidente.

O Sr. Cacau é jangadeiro e pescador da orla da Pajuçara, aprendeu a atividade com os avós e com os pais, trabalha no ramo há mais de 40 anos. Para ele, a operação vai beneficiar todos os jangadeiros. “O que não presta tem que ser retirado, porque vai acumulando e se torna lixo. Aqui chega rato, barata, escorpião e tudo que não presta. Praia limpa, tem turista e praia suja tem rato. Então, esse trabalho é bom pra gente”, comemora o pescador.

O reordenamento delimitará a área em que as jangadas ficarão na faixa de areia. Apenas as embarcações em condições de uso para a realização dos passeios devem permanecer no local. A ação acontece em parceria com a Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb) e o Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT).