Turismo

MTur abre 400 vagas para cursos gratuitos em atrativos culturais e naturais

Qualificações são voltadas a guias de turismo habilitados no Cadastur que atuam nas regiões Norte e Centro-Oeste

Por Vanessa Castro / MTur 31/05/2022 16h07
MTur abre 400 vagas para cursos gratuitos em atrativos culturais e naturais
Inscrições para cursos em atrativos naturais e culturais vão até 10 de junho - Foto: Augusto Miranda / MTur

Os guias de turismo das regiões Norte e Centro-Oeste podem se inscrever, até 10 de junho, nas especializações técnicas em Atrativos Culturais e Naturais em Turismo (Anctur), oferecidas pela Universidade Federal do Tocantins (UFTO) em parceria com o Ministério do Turismo. São 400 vagas abertas, destinadas aos profissionais que operam nos 10 estados das duas regiões, além do Distrito Federal, e que estejam habilitados como “Guia Regional” no Cadastur, o cadastro de pessoas físicas e jurídicas do setor de turismo.

Clique AQUI para se inscrever.

Os dois cursos serão ofertados na modalidade a distância e possuem carga horária de 200 horas cada. Os guias de turismo podem se inscrever em apenas um deles ou realizar as duas capacitações concomitantemente. As especializações terão duração de cinco meses, tendo início em 15 de junho. Confira o edital completo AQUI.

Os alunos que não concluíram a última edição do curso, que teve edital lançado em 2021, podem refazer a inscrição.

“Esta é uma nova oportunidade para aqueles que, por alguma razão, não conseguiram obter a certificação. Não percam esta chance de se capacitarem e se destacarem no mercado de trabalho. Essas qualificações têm o objetivo de aprimorar as competências profissionais do guia de turismo para prestar informações de qualidade e que agreguem à experiência do visitante”, destacou o ministro do Turismo, Carlos Brito.

PARCERIAS

Os cursos integram um conjunto de capacitações em atrativos culturais e naturais do país, frutos de parcerias entre o MTur e quatro institutos federais de ensino: o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (Nordeste), a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Sudeste), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (Sul) e a Universidade Federal do Tocantins (Norte e Centro-Oeste).