Turismo
Reserva Bica da Pedra é a nova atração turística em Japaratinga
Um dos mais importantes municípios turísticos da Costa dos Corais, Japaratinga, que tem a “Piscina Natural do Picão”; como sua principal atração turística desde que foi aberta para visitação, além das famosas Bicas do Boqueirão, apresentou também ótimos números de visitas com sua mais nova atração, a Reserva da Bica, unidade de conservação e de proteção ambiental, situada no povoado Barreiras do Boqueirão, que ajudou o município a incrementar e diversificar a experiência turística no município e em toda a região da APA Costa dos Corais.
Quem atravessa a balsa pelo rio Manguaba entre Porto de Pedras e Japaratinga, vai encontrar, somente a 5 quilômetros do porto da balsa, encravada na parte mais alta do povoado, logo acima das bicas, uma mata verdejante no sítio que possui 200 metros de extensão à beira-mar e se estende por dois quilômetros vale adentro.
No total são 18 hectares de cobertura vegetal, sendo cinco exclusivos para a área de proteção ambiental que, em 2019, recebeu o título de Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN).
Para quem pretende conhecer a reserva e caminhar pelas trilhas, é bom levar água e protetor solar. A primeira trilha é relativamente curta e dura entre 10 e 15 minutos. Mas já nesse percurso o visitante se depara com espécies da Mata Atlântica, com árvores como cajueiro brabo, barbatimão, ouricuri, araçá, mangabeira e murici, além de orquídeas e bromélias. E dependendo da época do ano, quem sabe o visitante vai conseguir saborear frutas como a mangaba ou a cajarana selvagem.
Atrativos
Mas dentro da reserva o visitante poderá, com muita sorte, até se deparar com alguns animais silvestres que já foram avistados, como o tatu, a raposa e o gato do mato. Certo mesmo é avistar uma abundante variedade de pássaros. Além disso, dentro da reserva, existem dois mirantes.
O Mirante das Tartarugas, mais embaixo e o Mirante das Falésias, a 70 metros de altitude, de onde se pode avistar uma das mais belas vistas de toda a região, como as enseadas das praias e até mesmo as piscinas naturais do Picão, ao longe.
Mais lidas
-
1Grave acidente
Jogador da base do CSA tem amputação parcial de uma das pernas
-
2Falência
Laginha: Alagoas vai receber R$ 160 milhões
-
3A hora chegou!
‘A Fazenda 16’: Saiba quem vai ganhar e derrotar os adversários no reality da Record TV
-
4Streaming
O que é verdade e o que é mentira na série Senna, da Netflix?
-
5Provedores de Internet
Associação denuncia ataque em massa que pode prejudicar mais de meio milhão de internautas em Alagoas