Turismo

Igreja Matriz Nossa Senhora Mãe dos Homens é reinaugurada em Coqueiro Seco

Patrimônio histórico tombado pelo IPHAN tem mais de 230 anos de história

Por Sedetur 07/03/2022 14h51 - Atualizado em 07/03/2022 15h07
Igreja Matriz Nossa Senhora Mãe dos Homens é reinaugurada em Coqueiro Seco
Igreja Matriz Nossa Senhora Mãe dos Homens, Coqueiro Seco - Foto: Lucas Meneses

Com uma vista monumental da Lagoa Mundaú a Igreja Matriz Nossa Senhora Mãe dos Homens foi reinaugurada na manhã desta segunda-feira (07) no município de Coqueiro Seco, na Região Metropolitana de Maceió. A solenidade contou com a presença do ministro do Turismo, Gilson Machado Netto, e autoridades políticas.

“A obra de revitalização da Igreja Matriz de Coqueiro Seco é muito importante porque além de constituir mais um equipamento para o turismo do município, valoriza a riqueza patrimonial e cultural de Alagoas, construída ao longo do tempo em suas diversas cidades históricas”, expõe o secretário executivo de gestão interna da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur/AL), Allan Pierre.

Igreja Matriz Nossa Senhora Mãe dos Homens foi reinaugurada na manhã desta segunda-feira (07) (Foto: Lucas Meneses)



Com um investimento de R$ 2,9 milhões do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a obra foi realizada em quatro etapas de restauração contemplando elementos artísticos que compõem o acervo da Igreja, como o conjunto de altares laterais e colaterais, tribunas, coro e azulejos portugueses do século XIX.

Além disso, a restauração recuperou o conjunto de imagens, o forro da sacristia e o altar-mor, e implantou um sistema de segurança e pânico, bem como a preparação de salas de aula no segundo piso, que receberam uma nova iluminação.

Construída no século XVII pelo português José Cabral, a Igreja Matriz Nossa Senhora Mãe dos Homens é um dos pontos de referência da pequena cidade Coqueiro Seco.

Patrimônio Histórico de Alagoas (Foto: Lucas Meneses)