Turismo
Igreja Matriz Nossa Senhora Mãe dos Homens é reinaugurada em Coqueiro Seco
Patrimônio histórico tombado pelo IPHAN tem mais de 230 anos de história
Com uma vista monumental da Lagoa Mundaú a Igreja Matriz Nossa Senhora Mãe dos Homens foi reinaugurada na manhã desta segunda-feira (07) no município de Coqueiro Seco, na Região Metropolitana de Maceió. A solenidade contou com a presença do ministro do Turismo, Gilson Machado Netto, e autoridades políticas.
“A obra de revitalização da Igreja Matriz de Coqueiro Seco é muito importante porque além de constituir mais um equipamento para o turismo do município, valoriza a riqueza patrimonial e cultural de Alagoas, construída ao longo do tempo em suas diversas cidades históricas”, expõe o secretário executivo de gestão interna da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur/AL), Allan Pierre.
Com um investimento de R$ 2,9 milhões do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a obra foi realizada em quatro etapas de restauração contemplando elementos artísticos que compõem o acervo da Igreja, como o conjunto de altares laterais e colaterais, tribunas, coro e azulejos portugueses do século XIX.
Além disso, a restauração recuperou o conjunto de imagens, o forro da sacristia e o altar-mor, e implantou um sistema de segurança e pânico, bem como a preparação de salas de aula no segundo piso, que receberam uma nova iluminação.
Construída no século XVII pelo português José Cabral, a Igreja Matriz Nossa Senhora Mãe dos Homens é um dos pontos de referência da pequena cidade Coqueiro Seco.
Mais lidas
-
1Apenas 15 anos
Corpo do filho do cantor J Neto é encontrado na cozinha
-
2Confira
Consciência Negra: veja o que abre e fecha em Alagoas nesta quarta-feira (20)
-
3Consciência Negra
Jorge Aragão anima noite de sexta no Vamos Subir a Serra na Orla de Maceió
-
4Marechal Deodoro
Ausência do superintendente da Codevasf gera indignação em reunião sobre projetos envolvendo mel e própolis vermelha
-
5Serviço
Veja relação do que abre e fecha no Feriado da Proclamação da República em Alagoas