Saúde

Maceió encerra campanha Novembro Azul com mais de 500 atendimentos ao público masculino

Durante todo o mês, diversas ações de saúde foram levadas à população masculina

Por SMS 28/11/2025 16h10
Maceió encerra campanha Novembro Azul com mais de 500 atendimentos ao público masculino
Campanha reforçou a importância da prevenção ao câncer de próstata - Foto: SMS

Visando promover mais saúde à população masculina, levando serviços, informação, orientação e acolhimento, a Secretaria de Saúde de Maceió (SMS), por meio do Programa de Atenção Integral à Saúde do Homem, encerrou as ações da campanha Novembro Azul, mês dedicado à conscientização e prevenção ao câncer de próstata.

Ao longo do mês, os profissionais de saúde estiveram empenhados em garantir assistência através de diversos serviços de saúde direcionados ao público masculino da capital. Com isso, mais de 500 atendimentos em saúde foram levados aos homens, em diversos locais da cidade.

“O Novembro Azul representa um passo importante para os cuidados com a população masculina, já que muitos homens ainda resistem em cuidar da saúde devido a questões culturais. Buscamos quebrar o preconceito em relação ao exame e fazer com que esses homens se sintam à vontade para procurar os serviços de saúde disponíveis, não somente neste mês, mas também cotidianamente”, destacou Camila Calaça, responsável técnica pelo Programa de Saúde do Homem.

Ações realizadas

O galpão do Aterro Sanitário de Maceió foi um dos locais que recebeu as ações do Novembro Azul. Ao todo, 45 trabalhadores foram atendidos durante a iniciativa, que teve como objetivo aproximar os serviços de quem mais precisa e reforçar a importância do cuidado preventivo. Entre os serviços oferecidos estavam ventosaterapia, aferição de pressão arterial, glicemia capilar, nutricionista e testagem rápida para HIV, sífilis e hepatites virais.

Mais de 130 homens em situação de rua, assistidos pelos Centros de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centros POPs) de Maceió, também receberam serviços da campanha. Os usuários dos dois equipamentos sociais se vacinaram, fizeram testes rápidos para HIV, Sífilis, Hepatites B e C, aferiram a pressão arterial e a glicemia e ainda receberam orientações de saúde.

A Guarda Municipal também foi um dos locais que também recebeu os serviços de saúde como teste glicêmico, ventosaterapia, aferição de pressão arterial, atualização do calendário vacinal, teste rápido e distribuição de kit de higiene bucal, além de orientações de saúde geral, inclusive voltada para os sinais de câncer bucal com profissionais da área.

A Casa de Passagem São Vicente de Paulo, conhecida como Casa de Ranquines, no Centro da capital, também foi um dos locais estratégicos para receber a ação. Na ocasião, 299 atendimentos foram realizados ao públicomasculino. Foram oferecidos testes rápidos para detectar infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), aferição de pressão, índice glicêmico, serviços de avaliação nutricional, fisioterapia e ventosaterapia. Além disso, o público residente da Casa de Ranquines contou com atualização vacinal, com diversos imunizantes.

Novembro Azul

A campanha Novembro Azul ganha destaque em todo o mundo, chamando a atenção para os cuidados com a saúde do homem e, especialmente, para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata. Apesar dos avanços na medicina, essa ainda é uma doença que preocupa. No Brasil, os números são expressivos. O Instituto Nacional de Câncer(INCA) estima que, no triênio 2023-2025, surjam 71.730 novos casos por ano, o que corresponde a um risco estimado de 67,86 casos para cada 100 mil homens. Trata-se do câncer mais incidente na população masculina, excluindo os tumores de pele não melanoma, e também o segundo que mais mata homens no país.