Saúde

Mulher com suspeita de intoxicação por metanol em Alagoas apresentou vários sintomas

Paciente de 43 anos apresentou náuseas, confusão mental e visão turva após ingerir bebidas alcoólicas

Por Tribuna Hoje com agências 09/10/2025 11h03 - Atualizado em 09/10/2025 11h56
Mulher com suspeita de intoxicação por metanol em Alagoas apresentou vários sintomas
Metanol - Foto: Biodiesel Brasil

A  mulher de 43 anos com suspeita de intoxicação por metanol em Maceió, apresentou uma série de sintomas — entre eles náuseas, confusão mental e visão turva após ingerir bebidas alcoólicas na terça-feira (7). No dia seguinte, ela procurou atendimento em um hospital particular da capital, onde permanece internada com suspeita de intoxicação por metanol.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau-AL) confirmou, nessa quarta-feira (8), que este é o primeiro caso suspeito registrado em Alagoas. Segundo o órgão, amostras biológicas foram coletadas e enviadas ao Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), que ficará responsável por encaminhá-las para análise no Laboratório de Toxicologia da Polícia Científica de Alagoas.

O hospital onde a paciente está internada não divulgou o estado de saúde atualizado.

Casos no país


O Ministério da Saúde atualizou os dados sobre intoxicações por metanol após o consumo de bebidas alcoólicas. Até o momento, 259 notificações foram registradas em todo o país — 24 confirmadas, 235 em investigação e 145 descartadas.

Quanto aos óbitos, cinco foram confirmados em São Paulo e 11 permanecem sob investigação — sendo um em Mato Grosso do Sul, três em Pernambuco, seis em São Paulo e um na Paraíba.

Orientações da Sesau


A Sesau orientou as Vigilâncias Sanitárias dos 102 municípios alagoanos a intensificarem as ações de fiscalização em bares, restaurantes, supermercados e outros estabelecimentos, observando a procedência das bebidas comercializadas.

A secretaria reforça que os consumidores devem adquirir apenas bebidas de fabricantes legalizados, com nota fiscal, e evitar produtos de origem duvidosa.

Em caso de suspeita de contaminação, a recomendação é não consumir o produto e procurar imediatamente atendimento médico diante de sinais como náusea, tontura, confusão mental ou visão turva.