Saúde
Mulher com suspeita de intoxicação por metanol em Alagoas apresentou vários sintomas
Paciente de 43 anos apresentou náuseas, confusão mental e visão turva após ingerir bebidas alcoólicas
A mulher de 43 anos com suspeita de intoxicação por metanol em Maceió, apresentou uma série de sintomas — entre eles náuseas, confusão mental e visão turva após ingerir bebidas alcoólicas na terça-feira (7). No dia seguinte, ela procurou atendimento em um hospital particular da capital, onde permanece internada com suspeita de intoxicação por metanol.
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau-AL) confirmou, nessa quarta-feira (8), que este é o primeiro caso suspeito registrado em Alagoas. Segundo o órgão, amostras biológicas foram coletadas e enviadas ao Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), que ficará responsável por encaminhá-las para análise no Laboratório de Toxicologia da Polícia Científica de Alagoas.
O hospital onde a paciente está internada não divulgou o estado de saúde atualizado.
Casos no país
O Ministério da Saúde atualizou os dados sobre intoxicações por metanol após o consumo de bebidas alcoólicas. Até o momento, 259 notificações foram registradas em todo o país — 24 confirmadas, 235 em investigação e 145 descartadas.
Quanto aos óbitos, cinco foram confirmados em São Paulo e 11 permanecem sob investigação — sendo um em Mato Grosso do Sul, três em Pernambuco, seis em São Paulo e um na Paraíba.
Orientações da Sesau
A Sesau orientou as Vigilâncias Sanitárias dos 102 municípios alagoanos a intensificarem as ações de fiscalização em bares, restaurantes, supermercados e outros estabelecimentos, observando a procedência das bebidas comercializadas.
A secretaria reforça que os consumidores devem adquirir apenas bebidas de fabricantes legalizados, com nota fiscal, e evitar produtos de origem duvidosa.
Em caso de suspeita de contaminação, a recomendação é não consumir o produto e procurar imediatamente atendimento médico diante de sinais como náusea, tontura, confusão mental ou visão turva.
Leia também
São Paulo Polícia diz que metanol foi adicionado e não gerado em destilação Intoxicação Metanol destrói o nervo óptico e pode causar cegueira permanente 4 homens e 1 mulher Sobe para cinco o número de mortes causadas por metanol em São Paulo Ministério da Saúde Brasil tem 24 casos confirmados de intoxicação por metanol Alerta Sesau investiga primeiro caso suspeito de intoxicação por metanol em AlagoasMais lidas
-
1Na UTI
Jamaicana está em estado grave após cair do palco do Miss Universo 2025, veja vídeo
-
2Agreste de Alagoas
Câmera flagra colisão frontal entre motos e deixa três feridos em Craíbas
-
3‘Putinhas de esquerda’
Sindjornal repudia ataque à jornalista proferido por advogado
-
4Nessa quarta
Polícia prende em Maribondo e Teotônio Vilela dois suspeitos de duplo homicídio em Belém
-
5Provocação
Outdoor em Arapiraca reacende tensão entre políticos e MST




