Saúde

Aumento de atendimentos por sintomas de diarreia, vômito e febre foram causados pelo rotavírus, em Cajueiro

Resultados das análises realizadas pelo Lacen confirma o agente viral transmissível pela via fecal-oral

Por Assessoria 28/01/2025 14h20 - Atualizado em 28/01/2025 19h42
Aumento de atendimentos por sintomas de diarreia, vômito e febre foram causados pelo rotavírus, em Cajueiro
Hospital Municipal de Cajueiro - Foto: Reprodução

A Prefeitura de Cajueiro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que os resultados das análises realizadas pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) foram liberados e apresentam as seguintes conclusões:

1. O laudo da água coletada em diversos pontos da rede de abastecimento e em caixas d’água de residências confirmou a ausência de qualquer contaminação ou impurezas, comprovando a qualidade da água fornecida à população.

2. Os resultados das análises laboratoriais das amostras biológicas dos pacientes indicaram que o aumento de atendimentos no Hospital Municipal por sintomas como diarreia, vômito e febre *foi causado pelo Rotavírus*, um agente viral transmissível pela via fecal-oral.

A Prefeitura reafirma que já adotou medidas para atender às demandas, como:

• Reforço no atendimento do Hospital Municipal com médicos plantonistas.

• Disponibilidade das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para atendimento à população com sintomas virais.

• Ações preventivas e educativas, orientando a comunidade sobre cuidados de higiene pessoal e consumo seguro de alimentos e água.

A Secretaria de Saúde reforça que todos devem manter hábitos de higiene rigorosos, como lavar as mãos frequentemente e higienizar alimentos antes do consumo. Essas medidas são fundamentais para evitar a propagação do Rotavírus e outras doenças virais.