Saúde

Hospital de Cajueiro fica lotado de pacientes com sintomas virais e gestão abre investigação

Moradores deram entrada com diarreia, vômito e febre; Coletas de água foram feitas para análise no Lacen

Por Tribuna Hoje 24/01/2025 14h24 - Atualizado em 24/01/2025 14h37
Hospital de Cajueiro fica lotado de pacientes com sintomas  virais e gestão abre investigação
Cajueiro, Alagoas - Foto: Reprodução/Internet

O Hospital Municipal de Cajueiro, na Zona da Mata alagoana, registrou nessa segunda-feira (23), uma alta demanda de atendimentos com pacientes apresentando sintomas virais, como diarreia, vômito e febre. A informação foi divulgada pela Prefeitura da cidade.

Ainda conforme o anúncio, os pacientes são de várias faixas etárias. E por isso, a Secretaria Municipal de Saúde de Cajueiro abriu uma investigação para ir em busca do problema.

O órgão municipal adotou algumas medidas, entre elas estava o atendimento imediato dos pacientes, com administração de medicamentos, assim como, o reforço na equipe médica para garantir assistência as vítimas.

De acordo com a secretaria, foram realizadas coletas de água para análise no Central (Lacen) de Alagoas e amostras de fezes também serão examinadas.

Foram disponibilizados ainda, testes para detecção de Covid-19, no entanto, nenhuma das pessoas atendidas apresentou resultado positivo.

O hospital segue monitorando os pacientes com apoio da Vigilância em Saúde. Os trabalhadores das unidades básicas também foram avisados para acompanhamento.

Devido a demanda, a prefeitura orienta que a população siga algumas medidas de prevenção para doenças de veiculação hídrica. Entre as medidas preventivas está a higienização das mãos, limpeza dos alimentos a serem consumidos e lavagem de utensílios de cozinha, armazenamento seguro de água, descarte regular e correto do lixo doméstico, uso adequado do banheiro e manutenção do aleitamento materno, que ajuda a fortalecer a imunidade de crianças.