Saúde

Saúde inicia campanha de prevenção ao câncer de colo do útero na sexta-feira (10)

Ações de cuidado à mulher serão intensificadas durante todo o mês nas Unidades de Saúde de Maceió

Por Marília Ferreira / Ascom SMS 07/03/2023 01h21 - Atualizado em 07/03/2023 15h27
Saúde inicia campanha de prevenção ao câncer de colo do útero na sexta-feira (10)
Março Lilás, mês de prevenção ao câncer de colo do útero - Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde de Maceió (SMS) inicia, na sexta-feira (10), a campanha Março Lilás - mês de prevenção ao câncer de colo uterino. Com o objetivo de conscientizar a população sobre o tema e ajudar no enfrentamento da doença, a iniciativa marca um período de atenção especial à saúde da mulher.

De acordo com a gerente de Atenção à Saúde da Mulher, Suzângela Mendonça, a programação da campanha Março Lilás inclui diversas atividades de sensibilização de usuários dos serviços municipais de saúde.

“Durante todo o mês, a campanha contará com uma programação extensa em todos os Distritos Sanitários, no qual todas as unidades de saúde de Maceió estarão promovendo vários serviços de prevenção destinados ao público feminino, para que todas as mulheres tenham o acesso facilitado ao cuidado preventivo da assistência em saúde e ao diagnóstico precoce do câncer de colo uterino”, afirma.

Na sexta-feira (10), a campanha será iniciada com o primeiro Dia “D” em todas as Unidades de Saúde do 1º, 3º e 7º Distritos Sanitários. Na ocasião, serão ofertados exames citopatológicos, exame clínico das mamas, aferição de pressão arterial e glicemia, testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatite B e C, vacinação, solicitação de mamografia, avaliação odontológica e sala de espera com temas voltados à saúde da mulher.

Já no próximo domingo (12), a partir das 8h, acontecerá a abertura oficial do Março Lilás na Rua Aberta, localizada na Orla de Ponta Verde. A ação contará com panfletagem, palestras, orientação à população, solicitação de mamografia, vacinação, testes rápidos e apresentação musical.

Aos sábados (dias 11, 18 e 25), as ações da campanha Março Lilás estarão concentradas no PAM Salgadinho, com a oferta de exames de mamografia e citologia, além de sala de espera com palestras sobre câncer de colo uterino e outros assuntos sobre a saúde da mulher.

O encerramento da campanha será realizado no dia 31, a partir das 8h, na tenda de Saúde da Mulher do programa Saúde da Gente. No local, as mulheres da comunidade contempladas com o serviço poderão contar com palestras, panfletagem, orientação, exame de citologia, solicitação de mamografia, vacinação, testes rápidos e outros atendimentos de saúde.

A campanha

Com o slogan 'Bem Me Cuido, Bem Me Quero', a campanha aborda a prevenção e os cuidados que as mulheres devem ter para prevenir e combater o câncer de colo uterino. O Slogan traz consigo o pronome na primeira pessoa - bem ME cuido, bem ME quero, para evidenciar o chamado para o amor-próprio e o cuidado consigo mesma, com a própria saúde.

Nomeado Mês da Mulher, em razão do Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, este foi o mês escolhido para a campanha Março Lilás, de modo a envolver o cuidado com a saúde na programação especialmente dedicada às mulheres neste período, promovendo prevenção e bem-estar.

Programação

10/03 - Dia “D” nas Unidades de Saúde do 1º, 3º e 7º Distritos Sanitários;

11/03 - Março Lilás no PAM Salgadinho (Poço);

12/03 - 8h - Abertura oficial da Campanha Março Lilás, na Rua Aberta (Orla de Ponta Verde);

17/03 - Dia “D” nas Unidades de Saúde do 4º, 5º e 8º Distritos Sanitários;

18/03 - Março Lilás no PAM Salgadinho (Poço);

24/03 - Dia “D” nas Unidades de Saúde do 2º e 6º Distritos Sanitários;

25/03 - Março Lilás no PAM Salgadinho (Poço);

31/03 - 8h - Encerramento da campanha no Saúde da Gente Mulher (local a ser divulgado).