Saúde

Adoecimento psíquico precoce atinge crianças e adolescentes

Por Assessoria 24/11/2022 10h08
Adoecimento psíquico precoce atinge crianças e adolescentes
Rotina acelerada e uso intensivo da tecnologia faz surgir mais casos de transtornos de humor entre pessoas mais jovens - Foto: Imagem ilustrativa

Sem faixa etária para o surgimento, os transtornos psicológicos atingem pessoas de todas idades, sendo preciso a identificação por profissionais de Psicologia e Psiquiatria, a partir de avaliações e psicodiagnóstico. Mas familiares e amigos podem ficar atentos a sintomas, como tristeza profunda, alterações severas de comportamento e sono, os quais apontam algum tipo de desordem emocional. Atualmente, crianças e adolescentes têm sido o público mais afetado pelos transtornos psicológicos.

“Com a rotina acelerada e a inserção da tecnologia muito forte no dia a dia, temos percebido um adoecimento mais precoce, onde crianças e adolescentes estão cada vez mais suscetíveis ao adoecimento psíquico. E com a pandemia, a reclusão e adaptação a tantas coisas novas como máscara, distanciamento, isolamento e maior uso do universo remoto fez com que as crises de ansiedade e os transtornos depressivos crescessem muito”, enfatiza a professora Karolline Helcias, coordenadora do curso de Psicologia do Centro Universitário Tiradentes (Unit Alagoas).

Entre os transtornos psicológicos mais comuns estão os de humor, destacando-se a depressão, bipolaridade, transtornos ansiosos com ansiedade generalizada e crises de pânico. “Após diagnóstico feito pelo profissional, os tratamentos são muitas vezes feitos com medicação para controle dos sintomas e associados a acompanhamento psicoterápico para que possa ser feito uma redução de novas crises”, explica Karolline.