Saúde

XIII edição da Maratona de Cirurgias agenda 325 procedimentos na UPA de Jaraguá

Ação foi realizada na quarta (26) e na quinta-feira (27), e visa zerar demandas reprimidas por conta da pandemia

Por Assessoria 29/10/2022 00h29
XIII edição da Maratona de Cirurgias agenda 325 procedimentos na UPA de Jaraguá
Exames de imagem realizados durante a XIII Maratona de Cirurgias ajudou no diagnóstico dos pacientes - Foto: Assessoria

Mais 325 pacientes foram beneficiados essa semana com o agendamento de procedimentos cirúrgicos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), em Jaraguá, dentro das ações da XIII Maratona de Cirurgias, desenvolvida pela Secretaria de Estado da Saúde. Na quarta-feira (26), primeiro dia da ação, foram efetuadas 181 marcações.

Na quinta-feira (27) foram 144. A meta é realizar cerca de oito mil cirurgias eletivas e mais de 30 mil exames em Alagoas, zerando a fila de espera formada durante o período da pandemia da Covid-19.

Na XIII Maratona de Cirurgias foram agendadas cirurgias de hérnia, vesícula, tumor de partes moles, catarata, pterígio, miomectomia, prolapso uterino, próstata, varicocele, postectomia, e cirurgias ortopédicas de pé, mão, punho, quadril e ombros. Os procedimentos cirúrgicos, que serão feitos nos hospitais da rede estadual de Saúde, foram agendados após consultas com especialistas em ginecologia, urologia, cirurgia geral e oftalmologia. Em seguida, os pacientes foram submetidos a exames pré-operatórios, disponibilizados na UPA de Jaraguá.

“Esse tipo de política pública é essencial para a nossa população. Realizar essas cirurgias é um passo importante para assegurarmos assistência à saúde ao povo alagoano com eficiência e humanização", afirmou o secretário da Sesau, Gustavo Pontes de Miranda.

MARATONA DE CIRURGIAS

A primeira edição da Maratona de Cirurgias foi realizada em junho, em Maceió, no Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA), na Via Expressa; a segunda, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Jaraguá; a terceira, no Hospital da Criança, no Jacintinho; a quarta, no Papódromo, no Vergel do Lago; e a quinta, ao lado da Estação Ferroviária do bairro Fernão Velho. Além de Maceió, a ação já passou por Delmiro Gouveia, Santana do Ipanema, Palmeira dos Índios, Porto Calvo, União dos Palmares e Arapiraca, que recebeu duas edições.