Saúde

Ponto de vacinação da Carajás também vacina grupos prioritários contra Influenza

Campanha de Vacinação é destinada, nessa etapa, a idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores de saúde com comprovação de vínculo

Por Ascom SMS 09/04/2022 20h15
Ponto de vacinação da Carajás também vacina grupos prioritários contra Influenza
Vacinação - Foto: Secom Maceió

O ponto de vacinação da Loja Carajás, que vacina adolescentes, adultos e idosos contra a Covid-19, também está aplicando a vacina contra a influenza em profissionais de saúde e idosos a partir de 60 anos, público prioritário estabelecido pelo Ministério da Saúde para esta primeira etapa da campanha de vacinação. O ponto da Carajás, no Tabuleiro dos Martins, funciona de segunda a sábado no horário das 9h às 16h.

O Ministério da Saúde estabeleceu a meta de imunizar, pelo menos, 90% de cada um dos grupos prioritários contra a influenza. As únicas contraindicações para aplicação da vacina são para pessoas com alergia à proteína do ovo ou que apresentaram reação severa (anafilática) ao tomar a vacina em campanhas anteriores.

A primeira etapa da Campanha de Vacinação contra a Influenza vai até o dia 30 de abril e além do ponto da Carajás, a vacina está disponível, de segunda a sexta, nas unidades de saúde de Maceió.

Documentação

Para se vacinar, idosos precisam apresentar cartão de vacinação e documento de identificação com foto. Já os trabalhadores da saúde precisam apresentar original e cópia da documentação que comprove o exercício profissional atual como, por exemplo, carteira do conselho de classe, crachá, contracheque atualizado ou declaração do estabelecimento de saúde no qual trabalha ou realiza estágio. As cópias destes comprovantes serão retidas pela equipe de vacinação.

Próxima etapa

A segunda etapa das campanhas vai acontecer entre os dias 2 de maio e 3 de junho. Nesta fase, a imunização contra Influenza e o Sarampo vai atender as crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias).

Na segunda etapa, também poderão se imunizar contra a Influenza as gestantes e puérperas, professores, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, profissionais das forças de segurança e salvamento, Forças Armadas, caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade, sob medidas socioeducativas, além da população privada de liberdade.