Saúde

19 de agosto de 2019 12:22

Cerca de 80% dos filhos de pais separados sofrem com chantagens emocionais dos genitores

↑ (Imagem: Ilustração)

Uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica (IBGE) apontou que cerca de 80% dos filhos de pais separados sofrem com chantagens emocionais dos genitores. De acordo com o psicólogo Arnaldo Santtos, a situação tem nome, Síndrome da Alienação Parental (SAP) .

Ele explica que a SAP, é o termo designado pelo psiquiatra norte-americano Richard Gardner (descoberto em 1985). “Quando a mãe ou pai “treina” uma criança ou adolescente para romper os laços afetivos com o outro genitor, criando sentimento de rejeição e temor em relação ao ex-cônjuge”.

“O comportamento pode ser consciente ou inconsciente. É importante o pai ou mãe ficar atento para que o (a)  filho (a) não sofra as consequências psicológicas, que poderão ser graves e irreversíveis. Para entender um pouco melhor. Alienar, seria tornar o outro (no caso específico da alienação parental – o filho ou a filha)  fora de si, sem consciência”.

Ainda conforme o psicólogo, a SPA ocorre, geralmente, na ruptura da vida conjugal, quando ocorre principalmente vingança de um deles, especialmente da mãe. Dados do IBGE mostra também que cerca 20 milhões de crianças vítimas de alienação parental.

REBELDIA

De acordo com o Instituto Brasileiro de Direito de Família IBDFAM (2012), 72% dos adolescentes que cometem crimes graves e homicídios vivem em lares de pais separados. Os dados indicam também que crianças criadas sem a presença do pai têm duas vezes mais probabilidades de baixo rendimento escolar e podem desenvolver quadros de rebeldia a partir da 3ª infância (6 a 12 anos).

A taxa de suicídio (ou tentativa) entre adolescentes de 16 e 19 anos de idade triplicou nos últimos 5 anos. De um em cada quatro suicídios ou tentativas, três ocorreram em lares de pais ausentes/distantes ou indiferentes.

SAP NO BRASIL

De acordo com a Lei 12.318, de 26 de agosto de 2010, no seu artigo 2º “Considera-se ato de alienação parental a interferência na formação psicológica da criança ou do adolescente promovida ou induzida por um dos genitores, pelos avós ou pelos que tenham a criança ou adolescente sob a sua autoridade, guarda ou vigilância para que repudie genitor ou que cause prejuízo ao estabelecimento ou à manutenção de vínculos com este.”

O Brasil é o primeiro país no mundo a tipificar os atos da Alienação Parental em lei. O legislador entendeu que o simples Ato de Alienação Parental pode ser suficiente para expor a criança a risco de transtorno mental.

O que pode ocorrer?

A criança ou o adolescente começa a apresentar sentimento de raiva e ódio contra o pai ou a mãe (Contra o pai se foi a mãe com alienou, mas pode ser o pai ou a pessoa que estiver com a guarda); recusa em dar atenção; rejeição para visitar ou se comunicar; além de sentimentos e crenças negativas sobre o pai ou da mãe.

PSICOTERAPIA

A única forma de evitar que a Síndrome da Alienação Parental (SAP) se instale na psique da criança ou do adolescente é, uma vez detectando que os comportamentos estão presentes no dia a dia, procurar imediatamente um psicólogo para que se comece um tratamento psicoterápico.

É preciso se antecipar da decisão do juiz, que pode determinar psicoterapia para as pessoas envolvidas na alienação parental, principalmente para criança ou o adolescente.

AOS PAIS

Caso perceba os comportamentos (estranhos) do filho ou na filha que se procure, imediatamente, um psicólogo para amenizar as consequências (psicopatológicas), que, com certeza, irão surgir quando adultos.

O ideal é não esperar ingressar com um processo na Justiça para que o juiz possa determinar a psicoterapia. O juiz, depois de receber o laudo do psicólogo (que houve a alienação parental), pode determinar o tratamento, mas isso pode demorar muitos meses e até anos, por isso a importância de se iniciar o tratamento imediatamente.

Mais informações

View this post on Instagram

DICAS SAÚDE MENTAL – SÍNDROME DA ALIENAÇÃO PARENTAL (SAP) . . A Síndrome da Alienação Parental (SAP) é um termo designado pelo psiquiatra norte-americano Richard Gardner. . . É quando a mãe (pode ser o pai ou quem tem a guarda da criança/adolescente) "TREINA" uma criança ou adolescente para romper os laços afetivos com o ex-cônjuge. . . É preciso entender a rebeldia do(a) filho(a) adolescente. . . SAP no mundo / SAP no Brasil(Anexo) . . Exemplos de Alienação Parental(Anexo) . . As consequências da Alienação Parental.(Anexo) . . Lei 12.318 – As consequências legais para quem pratica a Alienação Parental. . . A psicoterapia é fundamental para reduzir os danos da Alienação Parental. . . Os pais precisam ficar alerta para não praticar a Alienação Parental. . . #psicoterapia #alienacaoparental #lei12.318 #exemplos #sindromedaalienacaoparental #Síndrome #atodealienar.

A post shared by Arnaldo Santtos (@arnaldosantttos) on

Fonte: Assessoria

Comentários

MAIS NO TH