Saúde
Diabéticos devem ter cuidado redobrado com a pele
Doença deixa a pele desidratada e mais sensível

Segundo dados divulgados na oitava edição do Atlas Diabetes, da Federação Internacional do Diabetes (sigla em inglês IDF), mais de 420 milhões de adultos no mundo sofrem da doença e a estimativa é que até 2045, haverá cerca de 629 milhões de pessoas diabéticas.
Além dos cuidados com a alimentação e com os níveis de glicose no sangue, os diabéticos precisam dar atenção especial à pele, que fica mais sensível com a doença. No diabetes, a ausência ou insuficiência de insulina faz com que a glicose não entre nas células e o açúcar permaneça na circulação. Com altos índices de açúcar no sangue, a pele cede mais de água para o resto do corpo e se desidrata.
Entre as consequências dessa desidratação estão a presença de rachaduras, que servem como abertura para microrganismos, e uma cicatrização mais lenta.
Com o objetivo de orientar àqueles que possuem a doença, os farmacêuticos da Extrafarma listam os produtos que podem ser encontrados nas lojas da rede e contribuem com a hidratação da pele.
Leite de calêndula
Indicado para a hidratação diária, é rico em extratos de calêndula e camomila e vitamina E, que tem propriedades regeneradoras e calmantes. Além disso, possui propriedades emolientes, combinando água e óleo e atuando na epiderme, tornando a pele mais macia.
Água termal
Com pH neutro e alcalino, o produto é indicado para peles sensíveis. Além disso, contribui com a reposição de sais minerais, tem ação antioxidante e calmante, melhorando inflamações e irritações em peles sensibilizadas pelo diabetes ou por outros problemas, como dermatite atópica, psoríase, eczemas, alergias, rosácea e assaduras. O produto pode ser usado diariamente, após a higienização do corpo e antes da aplicação do hidratante, protetor solar e maquiagem.
Sabonete de glicerina
A glicerina contém propriedades umectantes, o que ajuda a pele a manter sua umidade natural. Além disso, sua composição química possui poucas toxinas.
Hidratantes com aloe vera
Os hidratantes que contêm a planta em sua composição possuem propriedades regeneradoras e antibacterianas. Recomenda-se aplicar o produto logo após o banho, já que os poros estão dilatados e favorecem a absorção do creme.
“O ideal é que a pele seja hidratada diariamente com produtos à base de ureia e óleos vegetais. No caso da ureia, são indicadas formulações com apenas 10% da substância na composição, pois, acima desse percentual, ela gera uma esfoliação que pode machucar a pele já fragilizada”, afirma Thais Pereira, farmacêutica da Extrafarma.
Mais lidas
-
1Maldade na veia
O que acontece com a grande vilã Sirin no final de 'Força de Mulher'?
-
2Intervalo entre filmes
Fim épico ou fiasco? Velozes e Furiosos 11 está quebrando um recorde indesejado da franquia
-
3Copa do Brasil
CRB inicia venda de ingressos para partida em Maceió contra o Santos
-
4Vingança e mistério!
'Cuspirei em Seus Túmulos' é a nova série colombiana que todo mundo está assistindo
-
5Borda do mapa
Dono de posto tem prejuízo de R$ 7 milhões com caso Braskem