Saúde
Dia C da Ciência tem como palestrante Dr. Hemerson Casado
O evento foi aberto na UNIT e teve a presença de estudantes de mestrado e graduação
O Dia C da Ciência é uma mobilização nacional do Colégio de Pró-Reitores de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação das Instituições Federais de Ensino (COPROPI) e do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (FOPROP).
Seu objetivo é realizar atividades que mostrem à comunidade a importância das pesquisas científica e acadêmica e como essas influenciam o cotidiano de todo cidadão.
Nesta Semana Nacional de Ciência e Tecnologia Brasileira, o Mestrado em Sociedade, Tecnologias e Políticas Públicas e o curso de Medicina da UNIT/AL convidaram o cirurgião cardíaco, paciente de Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) e ativista Dr. Hemerson Casado para ministrar a palestra: A ciência como forma de transformação social.
“A ideia de ter o Dr. Hemerson Casado foi dar visibilidade a um ativista e estudioso de fenômeno interdisciplinar com renome nacional e internacional”, explicou a professora doutora Verônica Teixeira Marques, coordenadora do Programa de Mestrado em Sociedade, Tecnologias e Políticas Públicas.
O evento foi aberto e reuniu estudantes de graduação e mestrado da área da Saúde. Houve interação do público e momento para perguntas.
Casado falou sobre a importância da ciência e suas implicações na sociedade; fez uma reflexão sobre os investimentos brasileiros, americanos e europeus nas áreas de pesquisa e desenvolvimento, mostrando que ainda existe muito a ser feito, principalmente em nosso Estado.
E ainda durante a palestra mostrou os gargalos do desenvolvimento da ciência no Brasil e criticou os cortes no orçamento do Ministério da Ciência e Tecnologia, causa principal que motivou o ativista a ser candidato a deputado federal e lamentou o resultado das urnas.
"Se no futuro não houver uma determinação do governo federal de aumentar os investimentos em pesquisa e desenvolvimento, vamos enfrentar um período de trevas. Estamos vivendo uma crise política e econômica muito grande e o congresso nacional, quem determina o orçamento, infelizmente não entende nada de ciência", criticou.
Casado destacou também que através do Instituto que leva seu nome tem intermediado ações e negociações junto aos governos estadual e federal e que, após muito esforço, garantiu mais de dois milhões para a construção de Laboratório de Células Tronco, ampliando o debate das doenças raras e da própria ciência e pesquisas em nível nacional.
Janaína Junkes, professora doutora do Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Tecnologias e Políticas Públicas da Unit, já conhecia o Dr. Hemerson Casado e sempre admirou a história dele.
“Estive presente no I Simpósio sobre ELA, que ele organizou com diversos cientistas de vários países e, há alguns dias, resolvemos organizar uma atividade extraclasse e convidá-lo. Ele é um ser humano espetacular. Ele podia estar em casa, cuidando dele. Mas, não. Ele tem uma missão muito maior: cuidar dos outros. A Unit estará sempre de portas abertas para recebê-lo", pontuou.
Mais lidas
-
1Grave acidente
Jogador da base do CSA tem amputação parcial de uma das pernas
-
2Em Pernambuco
Médica morre em batida envolvendo um carro e uma moto em Caruaru
-
3Streaming
O que é verdade e o que é mentira na série Senna, da Netflix?
-
4A hora chegou!
‘A Fazenda 16’: Saiba quem vai ganhar e derrotar os adversários no reality da Record TV
-
5Briga de gigantes
Velozes e Furiosos 11 pode entregar uma das melhores cenas de Dominic Toretto