Saúde

Confira o que faz cada profissional e sua atuação na luta contra o câncer

Mais de 170 profissionais da área assistencial da Santa Casa de Maceió acompanham o paciente oncológico

Por Assessoria / Santa Casa de Maceió 05/05/2017 14h44
Confira o que faz cada profissional e sua atuação na luta contra o câncer
Reprodução - Foto: Assessoria

Mais de 170 profissionais da área assistencial da Santa Casa de Maceió acompanham o paciente oncológico durante todo o período de tratamento, da primeira consulta à alta hospitalar. Confira, a seguir, o que faz cada um dos profissionais que integram a equipe multidisciplinar da Linha Oncológica da Santa Casa de Maceió.

Assistente Social

Uma de suas missões é orientar os pacientes sobre seus direitos sociais como cidadão e como paciente oncológico e sobre as normas da instituição.

Enfermeira Oncológica

É a profissional especializada no atendimento de pacientes com câncer. Entre seus vários papéis está a administração dos medicamentos de suporte e cuidado. Para atuar na linha de frente, a enfermeira oncológica precisa ter uma profunda sensibilidade humana para lidar com as fragilidades do paciente.

Físico em medicina

O físico em medicina trabalha junto com o radioterapeuta no planejamento e execução do tratamento radioterápico. Seu trabalho silencioso e invisível aos olhos do paciente busca alcançar o desejo maior do paciente: ser curado e sentir o menos possível os efeitos colaterais.

Farmacêutico

Suas atribuições vão além da dispensação da prescrição médica ou a manipulação e validação de medicamentos. Sua atuação é importante em várias etapas do tratamento, que inclui a seleção e padronização de medicamentos, elaboração de procedimentos operacionais, gerenciamento de resíduos, notificação de reações adversas, qualificação de fornecedores e, claro, o acompanhamento do paciente.

Físicos médicos em radioterapia Landobergue Barros, Joaquim Ferro e Marina Maciel: atuação silenciosa, mas decisiva

Terapeuta Ocupacional

Atua junto aos pacientes que apresentam limitações, ajudando-os na recuperação das habilidades do dia a dia. É o caso das pacientes mastectomizadas (retirada da mama). Os exercícios ajudam a aliviar as dores e a recuperar os movimentos dos braços.

Fisioterapeuta

A fisioterapia tem como objetivo preservar, manter ou recuperar a integridade cinético-funcional de órgãos e sistemas, assim como prevenir os distúrbios causados pelo tratamento oncológico buscando o bem estar e a qualidade de vida do paciente oncológico.

Nutricionista

Orienta os pacientes a manter uma alimentação saudável, que é fundamental para uma resposta positiva do organismo ao tratamento. Nos casos de problemas de deglutição (neoplasias no sistema digestivo e de cabeça e pescoço), este acompanhamento é ainda mais importante.

Técnico de Enfermagem

Profissional habilitado a cuidar do paciente ajudando, entre outros, a lidar com os efeitos colaterais do tratamento, além de outras tarefas relacionadas com a saúde e a higiene. O técnico de enfermagem também precisa ser sensível às fragilidades do paciente e observar alterações em seu quadro clínico.

Psicólogo

O suporte psicológico (individual ou em grupo) é fundamental na recuperação do paciente oncológico, haja vista a carga emocional que acompanha esta doença. Na Santa Casa, esse acompanhamento abrange familiares e cuidadores.

Odontólogo

Os pacientes que receberão tratamento contra o câncer devem visitar o dentista a fim de eliminar possíveis focos de infecção, prevenindo assim complicações. O acompanhamento prossegue durante o tratamento (visando amenizar os efeitos colaterais) e após sua conclusão.