Saúde

Campanha "Dezembro Vermelho" oferece testes rápidos de Aids e Sífilis em Maceió

SMS realiza no próximo dia 27 de novembro, em parceria com o Sesc, um passeio ciclístico

Por Ascom / SMS 19/11/2016 17h54
Campanha 'Dezembro Vermelho' oferece testes rápidos de Aids e Sífilis em Maceió
Reprodução - Foto: Assessoria

A Coordenação do Programa de Combate às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), HIV, Aids e Hepatites Virais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza no próximo dia 27 de novembro, em parceria com o Sesc, um passeio ciclístico. O evento faz parte da abertura da Campanha Dezembro Vermelho, já que o dia 1º é considerado Dia Mundial de Luta Contra a Aids. A partir desta data, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) ofertarão o teste rápido para HIV e Sífilis.

Além da realização do teste, a campanha Dezembro Vermelho visa intensificar as ações educativas nos diversos espaços públicos, a exemplo de associações de bairros, escolas e outras organizações sociais. A Coordenação do Programa da SMS solicitou a inclusão do teste rápido para a Sífilis devido a importância epidemiológica deste agravo.

Para participar do passeio ciclístico, o interessado deve fazer a inscrição pelo telefone 2123-2439 (Sesc). Com antecedência, os inscritos devem trocar duas caixas de leite ‘Longa Vida’ por camiseta, boné e squeeze. Todo o leite arrecadado será doado à Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/Aids, departamento de Alagoas. A concentração para a largada será às 7h no SESC Poço, no dia 27. Seguindo o seguinte percurso: Poço, Centro, Jaraguá até a Pajuçara.

A Aids pode ser transmitida por meio de relação sexual, contato com sangue contaminado pela transfusão ou compartilhamento de seringas, por exemplo, e de mãe para o bebê durante a gestação, parto ou aleitamento (transmissão vertical).

O Dia Mundial de Luta Contra a Aids foi criado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) com o apoio das Organizações das Nações Unidas (ONU), em 1987. As campanhas no Brasil começaram a ser realizadas pelo Ministério da Saúde desde 1988.

Nesta data, 1º de dezembro, é importante que cada um reveja sua postura em relação aos soropositivos e também utilize esse momento para informar-se a respeito da doença e de como ela pode ser evitada. O preconceito e a falta de informação são os principais problemas enfrentados pela luta contra a Aids.

O laço vermelho passou a ser usado como símbolo dessa luta a partir de 1991. Ele foi criado pela Visual Aids como uma forma de homenagear todas as pessoas que sofrem e morrem em decorrência da doença.

Serviço:

Mais informações com Tereza Carvalho (99999-4419), do Programa de Combate às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), HIV, Aids e Hepatites Virais da SMS.