Roteiro cultural
Ações culturais e de empreendedorismo movimentam mês das crianças em comunidades de Maceió
Atividade integra o ciclo de oficinas do Programa de Apoio aos Grupos Culturais, realizado no âmbito do Plano de Ações Sociourbanísticas (PAS); Famílias aderiram à programação que contou com brincadeiras, apresentações e distribuição de lanche
 
                                    As crianças das comunidades de Chã de Bebedouro, Chã da Jaqueira e Vila Saem participaram, no último fim de semana, de uma Gincana Cultural. Em cada bairro, uma estrutura foi montada especialmente para o evento, que teve programação diversificada com brinquedos infláveis, animadores infantis, distribuição de lanches, entre outras. As atividades integram o segundo ciclo de oficinas do Programa de Apoio aos Grupos Culturais, realizado no âmbito do Plano de Ações Sociourbanísticas (PAS).
 
As atividades dos ciclos foram definidas em parceria com as comunidades e com os comitês culturais dos bairros onde as ações acontecem. O primeiro ciclo contemplou atividades voltadas para as tradições juninas, enquanto o segundo teve uma programação voltada para o público infantil. Além das gincanas desse final de semana, estão em andamento oficinas de lanches e alimentação saudável.
 
Para Cleide da Silva, que levou suas filhas para as atividades na Chã de Bebedouro, a gincana foi um resgate da cultura. “Foi um momento em que elas interagiram e saíram das telas. Esse dia também despertou um pouco da minha criança interior, quando vi brincadeiras como a corrida do saco”, comentou.
Geração de renda
Um dos objetivos do Programa de Apoio aos Grupos Culturais é colaborar com a geração de renda nas comunidades. Os moradores participam das oficinas e nas celebrações de encerramento do ciclo já têm a oportunidade de divulgar os produtos que aprenderam a fazer.
Foi o caso da participante Juvita Souza, que colaborou com a produção do lanche da gincana. “Preparar o lanche das crianças foi uma ótima oportunidade. As aulas são boas para a mente e para a saúde. Comecei pela costura, entrei na culinária e ainda participo da dança”, disse.
 
Previsto para acontecer no mês de dezembro, o terceiro ciclo será voltado para as tradições natalinas, com oficinas de alimentos típicos da época, danças regionais, produção de artesanato e decoração. Para participar das oficinas, os moradores devem procurar os monitores comunitários do comitê cultural da sua comunidade. Até o final do ano, 45 atividades gratuitas serão realizadas.
Cultura no PAS
 
O Programa de Apoio Cultural também incentiva coletivos da cultura popular oriundos dos bairros desocupados, como grupos de coco de roda, quadrilha junina, guerreiro e pastoril. Iniciado em dezembro de 2023, o programa viabiliza a estruturação dos grupos por meio da aquisição de bens e serviços, como a contratação de coreógrafos, figurinistas e músicos, obtenção de figurinos, instrumentos musicais e equipamentos de som, além de suporte operacional para os ensaios e deslocamento dos integrantes.
 
Genivaldo Júnior, o líder do Coco de Roda Los Coquitos, é professor das oficinas de dança na Chã da Jaqueira. Ele acredita que as ações de cultura do Programa têm gerado um ganho significativo para a comunidade. “Nas nossas aulas mostramos um pouco do Coco de Roda, da Quadrilha, do Guerreiro e do Forró. Nas quermesses e gincanas interagimos com as comunidades e são ótimas oportunidades para difundir a nossa cultura”, comentou.
 
O PAS prevê outras ações na área de patrimônio e cultura. Um edital de fomento para apoio às produções culturais será lançado ainda esse ano. Entre as medidas previstas estão ainda a criação de um espaço de cultura e identidade e a produção de um acervo de memória cultural. Em fase de finalização, o Inventário de Patrimônio Cultural Imaterial dos bairros do Mutange, Pinheiro, Bebedouro, Bom Parto e Farol, está sendo realizado por especialistas da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes/UFAL).
 
O Plano de Ações Sociourbanísticas (PAS) é resultado dos estudos previstos no Termo de Acordo Socioambiental, firmado pelo Ministério Público Federal (MPF) e Braskem, com a participação do Ministério Público Estadual (MPE) e adesão do Município de Maceió.
Mais lidas
- 
            
                1WandaAnálise de dados e IA são temas de evento promovido pela Ufal
- 
            
                2AnúncioEstado deve lançar maior concurso público da história de Alagoas nesta terça-feira (28)
- 
            
                3Vem aí em 'Três Graças'!Rogério Está Vivo? Mistério cerca a história do marido de Arminda
- 
            
                4Dia 30Arapiraca celebra seus 101 anos de Emancipação Política com programação especial; confira
- 
            
                5Litoral SulAreia extraída de Piaçabuçu abastece a Braskem e ameaça o Pontal do Peba
 
                




 
