Roteiro cultural

História LGBTQIAPN+ de Alagoas chega à bienal em livro pioneiro

Obra organizada por Elias Veras, Marcelo Nascimento e Cíntia Ribeiro representa um marco na busca por reparação histórica e política

Por Assessoria 26/10/2025 18h08
História LGBTQIAPN+ de Alagoas chega à bienal em livro pioneiro
Livro - Foto: Divulgação

No dia 31 de outubro, às 19h, na Bienal Internacional do Livro de Alagoas, será lançado o livro 'Orgulho LGBTQIAPN+: Acervos, memórias e escritas de si – Alagoas (1990–2022)'. Organizado por Elias Veras, Marcelo Nascimento e Cíntia Ribeiro, a obra propõe uma leitura crítica e interseccional das experiências de gênero, raça e classe que marcaram a construção do movimento LGBTQIAPN+ em Alagoas.

Publicação da Imprensa Oficial Graciliano Ramos, com apoio das Secretarias de Estado de Direitos Humanos (Sedh) e Planejamento , Gestão e Patrimônio (Seplag) o livro é resultado de um extenso trabalho de pesquisa desenvolvido entre 2021 e 2022 pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em História, Gênero e Sexualidade
(GEPGHS/UFAL). 

As 714 páginas reúnem acervos, documentos e narrativas de quem construiu — e continua construindo — o movimento LGBTQIAPN+ em Alagoas. São memórias de luta e resistência que percorrem mais de três décadas, desde a criação  do Grupo Gay de Alagoas (GGAL) em 1997 até as redes contemporâneas de ativismo.
“Não se trata de uma história única, mas de uma cartografia afetiva e plural que inscreve Alagoas no mapa das lutas por cidadania e dignidade”, afirmam os organizadores.

Pioneiro, o livro com projeto gráfico e diagramação de Cícero Rodrigues não apenas dá voz a histórias silenciadas e atravessadas pela violência da LGBTQIAPN+fobia — como o assassinato do vereador Renildo José dos Santos, em 1993 —, mas também celebra conquistas e afetos que sustentam o movimento. É, ao mesmo tempo, documento político, gesto de escuta e a reparação simbólica, devolvendo visibilidade a corpos e vozes historicamente interditados. “A narrativa de vozes silenciadas possibilita a construção da cartografia inicial do movimento LGBT+ num estado profundamente conservador”, enfatiza Cíntia Ribeiro.

Elias Veras, coordenador do GEPHGS, destaca que a publicação é uma “homenagem aqueles que lutam, resistem e conquistam espaços, direitos e visibilidade na luta contra a LGBTQIAPN+fobia em Alagoas”. Com esta publicação, o Alagoas reafirma seu compromisso com a preservação da memória LGBTQIAPN+ a construção de políticas públicas de visibilidade e reparação histórica. Para Marcelo Nascimento, secretário de Direitos Humanos do Estado, “Esse apanhado pioneiro, reúne informações que impactaram positivamente a construção do ativismo local”. Mais que um livro, 'Orgulho LGBTQIAPN+' é um ato político de resistência e pertencimento.

Sobre os organizadores:


ELIAS FERREIRA VERAS, homem gay cis, branco. Doutor em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc). É professor dos cursos de História (Licenciatura e Bacharelado) e do Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), onde coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em História, Gênero e Sexualidade (GEPHGS/Ufal/CNPq).

MARCELO NASCIMENTO, homem gay cis, negro. Pioneiro e referência na construção do movimento LGBTQIAPN+ em Alagoas. Graduado em Direito, com militância ligada às comunidades eclesiais de base (CEBs), à Teologia da Libertação e aos Direitos Humanos. Ativista filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT), fundou o Grupo Gay de Alagoas (GGAL). Secretário de Estado dos Direitos Humanos de Alagoas (2025-2026).

CINTIA RIBEIRO, mulher negra, cis-lésbica. Doutora e mestra em Linguística (Análise do Discurso) pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Defendeu a tese “Matrizes de sentidos coloniais - um estudo interseccional sobre a racialização da desinformação no Brasil. Jornalista e roteirista é organizadora do Fala, Bolacheira! — evento de referência voltado para mulheres que amam mulheres.

LANÇAMENTO: Livro 'Orgulho LGBTQIAPN+: Acervos, memórias e escritas de si –
Alagoas (1990–2022)'
DATA: 31-10-25
HORÁRIO: 19h
LOCAL: Bienal Internacional do Livro de Alagoas (Auditório 1)
CONTATOS: Cíntia Ribeiro
(82) 99159-1897/ Marcelo
Nascimento (82) 888881313/ Elias Veras (82) 998000855